domingo, 29 de maio de 2011

Sacrificio


E eu que só queria reintegrar os pedaços do meu coração, descobri  que ele poderia se quebrar em pedaços ainda menores. Estou fragmentado e o que me uni são os meus sonhos. Sem eles eu nada mais sou do que um quebra cabeça sem referencia com as peças espalhadas pela mesa. Remontar eu mesmo pode levar tempo e exige paciência dos que se habilitam a vivenciar este jogo. Porque talvez falte em mim algumas peças que vieram de fábrica, como a ingenuidade e a esperança por exemplo...  Mas a vida sempre nos dá peças novas, não é mesmo? E é preciso estar atento para isso, atento para o novo, para essas coisas que passam e não voltam mais. Pois o nosso maior desafio não é completar a imagem igual a original (aquela da contra capa do jogo), e sim conseguir ser original com as peças que as vida nos dá.

Inspirado na frase de Charles Dubois: “O importante é termos a capacidade de sacrificar aquilo que somos para ser aquilo que podemos ser.”  

Luan Emilio Faustino 28/05/2011

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Bastidores


São tantas pessoas que nos iludem e metem medo, que a gente às vezes mesmo sem querer acaba metendo medo e desiludindo aqueles que poderiam muito bem saber receber aquilo que tão comumente guardamos em uma espécie de instinto protetor. Por medo de nos tornar vulneráveis, escondemos os sentimentos e tudo aquilo que possa realçar ao próximo a nossa condição de humanos imperfeitos. De tal forma que em dado momento as pessoas e em casos mais extremos até nós mesmos, começamos a duvidar da existência dos nossos próprios sentimentos. Mas eles estão lá, quietinhos, em algum lugar entre os traumas e os medos, à espera de alguém que os enxerguem, alguém que os cative e resgate tudo aquilo que está guardado em nossa essência. Mas as pessoas não enxergam assim tão facilmente, elas crescem e se distraem com os traumas e os medos. E o sentimento coitado, fica lá... Sozinho, intocável, assistindo tudo de longe, se sentindo um figurante de um filme que ele mesmo dirigiu. Ele queria poder gritar “- Corta!” e retomar tudo desde o inicio, mas a vida é este ensaio aberto e sem volta. Os sentimentos dirigem as nossas vidas e é a força deles que tornam ela colorida ou preto e branco. Com ou sem voz. Premiada ou esquecida. Vazia ou com platéia. No fim, são as nossas atitudes que serão vistas e reconhecidas, mas são eles, os sentimentos que motivarão cada uma delas. Mesmos nos bastidores os sentimentos exercem uma função fundamental: a de darem sentido a isso que a gente entende por vida.

Inspirado na frase: “Só se vê bem com o coração o essencial é invisível aos olhos”O Pequeno Principe.

Luan Emilio Faustino 23/05/2011  01:36h.

sábado, 21 de maio de 2011

Frases Soltas

Construção do "eu"


Não me importo como as pessoas me vem, me importo com aquilo que eu sou. Porque no que diz respeito a julgamento alheio todo mundo tem um certo grau de miopia ou hipermetropia. Algumas pessoas vem a gente de longe e tomando por base uma atitude, um gesto ou uma impressão já acham que nos conhecem. Outras enxergam tão de perto nossas qualidades ou defeitos que ficam ali, limitadas ao que os olhos acomodados encontraram, elas não tem curiosidade de ver o resto, pois já estão acostumadas a não ver o todo. O fato é que existem muitas formas de se ver uma mesma forma de ser. E é com a construção deste ser que eu me preocupo,  independentemente se ele será visto da maneira certa, ele precisa ser certo, correto no que diz respeito a forma que eu enxergo o certo, são meus valores, minhas crenças, minha consciência. É o meu ser, é tudo que tenho, é tudo o que posso levar para onde quer que eu vá sem ocupar minhas mãos ou pesar minhas costas. Ele será apontado, criticado, rotulado, sofrerá mudanças com o tempo e com as pessoas que transitam nele. E eu espero que o meu ser seja forte, que ele seja determinado em ser ele mesmo e que ele nunca se esqueça que cabe a ele a tarefa diária de não deixar que a cegueira alheia afete a capacidade que ele tem de se enxergar tal como é. E se o meu ser estiver de bem com o espelho, não haverá reflexos distorcidos que o farão desacreditar de si mesmo.

“Muitas pessoas me vem, poucas pessoas me enxergam, mas nenhuma sabe tanto quanto eu o que é ser eu mesmo. Talvez nem mesmo eu saiba, talvez não queira saber...”

Luan Emilio Faustino 21/05/2011 – 07:51h

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Eu sei



E eu sei que não existe nada nesse mundo que possa fazer a gente voltar. E eu falo “eu sei”, não porque realmente saiba, mas porque eu quero acreditar nisso. Eu quero me convencer que essa esperança inconfessável que ainda carrego comigo é tola e não merece a graça de sua existência. Você e eu já não existimos mais da forma que nos conhecemos, somos outras pessoas, novas vivências, novos gostos, não somos mais um só. Ainda que os nossos corpos se toquem novamente, seria apenas um encontro físico, mero desejo carnal que me faria sentir ainda mais vazio do que agora. Eu não posso te usar para tentar te reencontrar, não posso deixar que os meus olhos te encontrem nem mesmo por um segundo. Porque eu sei, que eles vão me trair, eu sei que aquele não será você, que aquela não é a mais a nossa história, não é nem um terço do que um dia foi, nem é um décimo do que eu sonhei para nós. São imagens em movimento que me confundem, perturbam, me tiram o sono. Preciso aprender a seguir em frente e dominar essa dor que te faz presente, mesmo estando tão distante. Preciso me distanciar dos pensamentos que te trazem para perto de mim. Frustrante talvez seja a melhor palavra que defina a sensação de quando a gente acha que segue, mas continua no mesmo lugar. Alguns sentimentos são tão traiçoeiros e perspicazes que por mais que se desgastem no tempo, conseguem encontrar dentro de nós um lugar para se esconderem e se manterem a salvo, sobre tudo de nós mesmos. Eu sei que posso estar errado por dizer as coisas que não sei na tentativa de esquecer as coisas que sei. Eu sei, mas finjo não saber. Eu sei tanta coisa sobre os meus sentimentos que as vezes acabo deixando de sentir. E eu sei que nada do que eu diga vai me convencer que a nossa história acabou. Eu sei, eu sei, eu sinto, eu nada sei...


Luan Emilio Faustino 19/05/2011 – 03:16h

terça-feira, 17 de maio de 2011

50 mil visitas, aniversário




Espelho de mil faces.

Em tudo que se pensa ele há. Em cada momento que se vive ele habita. No muito que se sente ele conhece. Reflete o meu eu e o teu. Entende o teu eu e o meu. Me descobre, me decifra, me expressa. Sempre que escreve, descreve e ao tentar inventar, nada inventa, apenas salienta. O sorriso naquela tarde de sol, a lágrima naquela partida, a saudade daquela perda, o cheiro daquela pele em frente a lareira, o gosto daquele beijo debaixo da chuva. Aquela sensação! Justamente aquela que eu tanto tentava explicar mas não sabia nem ao certo por onde começar. Ele sofre como eu, ama como eu, sente como eu, até foi deixado como eu! É tão estranho quando ele é eu, e eu sou ele. Ele me espiona, ele me acha, ele me invade. Às vezes dá medo. Às vezes excita. Me ver despida ali... Não posso ser tão óbvia! Mas ele me vê. O que eu desejo ele dá. O que eu preciso ele consegue. Se quero ir, ele vem. Se quero sair, ele entra. Me tira até a própria inspiração, que nunca existe, de filosofar. Ele filosofa por mim. Me intriga, me instiga, me sabe. Não suporta aquela atitude. Não engole aquele desrespeito. Não aceita aquela dor. Me desvenda. Me conhece. Me expõe. Diz ele que é poeta. Pra mim, não é poeta é apenas um espelho de mil faces. Cada vez que paro frente a ele me vejo ali. De todas as formas, cores e sabores. O meu espellho de mil faces.

Feliz aniversário, Luan Emílio, meu lindo!
Mais luz! Mais inspiração! Mais folhas e idéias!
Beijo enorme, Anna Boo. =*

domingo, 15 de maio de 2011

Quase


Eu quase acreditei no faz de conta que criei
Sonhei, em vão sonhei sem perceber.
Quase esqueci de me lembrar
Que no amanhã não há mais sonhos
Aos que ousaram despertar.
Foi por um triz que eu não vi
O que se perde ao encontrar
Dessa renuncia que escolhi
Quando optei por enxergar
Eu quase venci o duelo maior
De equilibrar numa balança
Esta razão que me condena
As emoções que tomam conta
É este quase indefinido
Que nunca chega ao seu destino
Que faz de nós, os viajantes.
A paisagem que assistimos.
E eu que quase reneguei
A existência das lembranças
Fiz da memória o meu escudo
Que hoje me da segurança.
E quando o quase toma conta
Quase deixamos de viver
A melhor parte que nos cabe
Que o quase mata por prazer.

Luan Emilio Faustino 07/03/10 – 10:58h

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Tapetinho


E foi assim, meio que sem perceber
que eu me tornei o clichê que você tenta varrer,
Mas não consegue fugir.
Por que não importa quantos passos você dê,
Eu sempre estarei um passo a sua frente.
Assegurando a sua passagem,

Ainda que para tanto eu corra o risco
De ser pisado por ti...

Luan Emilio Faustino 20/12/09 16:09hs

Frases Soltas

terça-feira, 10 de maio de 2011

O vazio dos que não sentem


O Sentimento pode ser um parasita silencioso que vive dentro de nós, se alimentando de nossos sonhos, consumindo o nosso tempo e não dando nada em troca além da sua vã existência. Ainda sim, quem se arrisca a viver sem ele? Quem abriria mão de um sorriso hoje, por temer a lágrima de amanhã? Eu não sei se tudo isso que sinto, se tudo isso que alimento um dia vai partir, acabar, gerar frutos. Apenas sei que me alegro por não compartilhar do vazio dos que não sentem.

"Entre conviver com o vazio, a dor ou o arrependimento. Prefiro conviver com a dor que preenche o vazio dos que na vida não se arrependem de ter tentado".

Luan Emilio Faustino 10/05/2011 07:47h

sábado, 7 de maio de 2011

Frases Soltas


Carta para a minha Mãe



*Esta carta será entregue amanhã, no dia das mães, em algum restaurante que eu ainda não sei o nome, no fundo de um cofrinho de moedas.
    
 Aqui para alguns existem apenas: R$ 41. 50 centavos, ou se você preferir 1264 moedas. (Sim eu contei).  Mas sabe o que eu vejo? Eu vejo um filho que ama muito a sua mãe e esta fazendo essas contas pra ver se de alguma forma ele consegue a impressionar tanto quanto ela o impressiona.

  Não se trata de dinheiro, status, números, matemática... Se trata de amor, admiração, dedicação. Eu sei que nem sempre eu faço as coisas que você gostaria que eu fizesse, como lavar a louça, ser mais organizado, mas acredite: eu me empenho ao máximo para não fazer as coisas que eu sei que você não gosta.

      Eu poderia pegar essas moedas e muito bem comprar uma blusa, mandar flores, comprar um livro, CD, mas nada disso, absolutamente nada estaria a sua altura. Nem em 3 vidas ou com 3 empregos eu poderia retribuir tudo aquilo que você tão gentilmente me deu e me dá até hoje. 

 E eu não estou falando de bens materias, estou falando de exemplos, estou falando de caráter.

          Devo tanto a você, tanto, tanto, tanto que a sensação que eu tenho é que sempre estarei em déficit contigo, como se todo “eu te amo” dito fosse pouco pra você. Mas ainda sim eu digo, sempre que posso, enquanto posso, porque por mais que não seja tudo o que você merece é tudo o que eu tenho para lhe oferecer.

      Te amo, sou seu fã, sou seu filho e como eu me orgulho de ser seu filho! Obrigado por ter me educado, por torcer por mim, por me aceitar como eu sou.  As moedas serão gastas, este papel amarelará, mas o meu amor por você, este você pode ter certeza: será eterno.

Feliz dia das Mães! Minha mãe , minha Diva, Minha vida!

Luan Emilio Faustino  07/05/2011

Se

Se te disserem que o amor não vale a pena
Que não existe além dos contos e poemas
Diga a todos que em ti o amor reside
E que o sente ainda que não o viva agora.

Se em tua vida o amor lhe foi carrasco
Dando-lhe menos que a metade dos seus atos
Não desanime ou ceda frente ao fracasso
Pois só assim merecerá reencontra-lo

Se te fizerem acreditar na solidão
Que ela é boa e tudo além é distração
Aceite o fato que as pessoas querem crer
Que estão felizes mesmo quando não estão.

Se lhe faltarem às forças para esperar
E os teus lábios se encontrarem com os demais
Não perca o tempo se culpando por errar
Pois erra mais os que evitam se arriscar.

Se ainda assim o amor lhe meter medo
Se no teu peito bate um coração perdido
Não te preocupes se o amor bater-lhe a porta
Pois ainda sentes tudo que lhes é preciso.


Luan Emilio Faustino 21/04/10 – 21:01

Frases Soltas

quarta-feira, 4 de maio de 2011

IM - PERFEIÇÃO



Sobre a perfeição pouco sei, nunca quis ser perfeito, e se um dia eu a quis foi nos outros, não em mim. Dei-me conta que era imperfeito quando notei que cobrava dos outros aquilo que nem eu mesmo poderia oferecer:  perfeição. Sempre havia um defeito, algo que poderia ser mudado, melhorado , algo que faltava, que poderia ser adiado. E só hoje eu sei que esta falta, este vazio que tanto me consumia não estava nos outros, estava em mim. A ideia da perfeição me fez ser imperfeito com o imperfeito mais perfeito que só o tempo me fez ver.
O problema é que admitir as nossas imperfeições, não nos torna menos imperfeitos, não apaga os erros ou faz o tempo voltar e de nada vale admitir os nossos defeitos se não estamos dispostos a melhora-los. (E embora eu afirme isso aqui, eu discordo em partes). Tudo bem se eu discordar de eu mesmo de vez em quando, né? Confesso, ainda que sob vaias mentais que não tenho a menor pretensão de mudar meus defeitos, sério...  Eu aprendi a gostar deles, me apeguei,  são partes de mim, como filhos rebeldes que a gente cria e aprende a amar incondicionalmente. Contento-me agora com as coisas que cabem no imperfeito, nada além do improviso, do espontâneo, do natural. Gosto mesmo é do inacabado, do humano, de tudo aquilo foge dos padrões, da norma, de tudo aquilo que soe único e verdadeiro.
 E foi quando eu desisti dessa busca pela perfeição que eu percebi que a vida pode mesmo ser
 surpreendente. Que as coisas não precisam ser exatamente como a gente quer ou planeja para que sejam inexplicávelmente inesquecíveis. Adoro redescobrir olhares, sorrisos, sentimentos, redescobrir o prazer das descobertas e resignificar até mesmo o conceito da perfeição.
Pode parecer o tipo de frase pronta que se lê numa dessas embalagens de balas ou bombons, mas a verdade é que hoje eu prefiro um amor imperfeito do que uma perfeita desilusão.


“A gente aprende amar a imperfeição, porque perfeito mesmo é aceitar as pessoas como elas são.”

Luan Emilio Faustino 04/05/2011  - 22:27h

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Frases Soltas

IN - FELICIDADE


Algumas coisas acontecem para nos fazer sorrir, outras acontecem para nos ensinar algo. Mas a maioria das coisas simplesmente acontecem. O mundo não gira em torno de nós, por mais que a gente tente relacionar os fatos, é preciso ter claro que algumas coisas são independentes. Tô cansado desse povo que se dói com a felicidade alheia, será que eles não percebem que algumas pessoas são felizes pelo simples fato de serem felizes? É sério!! Elas não querem esfregar na sua cara isso, elas não tem culpa da sua infelicidade e nem tão pouco querem alimentar a sua inveja. Eu sei que é dificil acreditar, mas o mundo é um pouco mais do que esse aglomerado de queixas públicas e risadas falsas.  Eu realmente não entendo a lógica dessas pessoas que insistem em querer roubar dos outros aquilo que muito bem poderiam conquistar. E não adianta vir com aquela frase pronta e medíocre que diz: "não grite sua felicidade, pois a inveja tem sono leve.". Eu é que não vou condicionar algo tão belo como a felicidade aos moldes de um sentimento tão triste como a inveja. Cai na real, né?!  Eu não vou reprimir a minha alegria ou medir o tamanho da minha risada pensando se vou ou não incomodar os outros. Esta seria uma forma de viver a felicidade pelas metades, ou seja, não dá. Enfim... Conformem-se: eu não vou sorrir menos só para fazer meia duzia de pessoas mais felizes. E nem tão pouco deixarei de sorrir se elas aprenderem a sorrir. De verdade, podem sorrir! Quem sabe um dia a gente não ri juntos de tudo isso?

"Felizes são aqueles que não se incomodam com a felicidade alheia”

Luan Emilio Faustino  28/04/2011  -  04:20h