domingo, 4 de setembro de 2011

Control C Control V

São tantas frases copiadas, opiniões recicladas que fica difícil saber quem é quem nas redes sociais. As pessoas se apropriam da linha de raciocínio de poetas mortos, das frases de efeito de personalidades e se esquecem de desenvolver a própria identidade e opinião. Elas se esquecem de tantas coisas... De dar o crédito aos autores, de dar voz aos seus pensamentos, de desenvolver o senso crítico. Elas utilizam as frases de outros autores como um verdadeiro escudo para poder expressar a sua própria opinião, com a vantagem de não precisar se comprometer com as palavras, afinal, se alguém se queixar, basta dizer: “mas não fui eu quem escreveu isso, foi o Fernando Pessoa”. Como se Fernando Pessoa não escrevesse as suas abobrinhas de vez em quando, como se você próprio não pudesse escrever algo realmente genial. Ninguém é tão bom que não possa ser contestado e nem tão ruim ao ponto de não poder acrescentar algo com a sua singularidade. Eu não sei, sinceramente eu não sei o porque que as pessoas se limitam em reproduzir, quando poderiam muito bem estar criando, elas copiam daqui, recortam dali e no fim, acabam se tornando verdadeiros Frankenstein da era digital. Elas se tornam um misto de modernismo, surrealismo e romantismo que remete a tudo, menos ao realismo. É um faz de conta que todo mundo faz que acredita, mas que acaba logo após o computador exibir os dizeres “O seu computador esta sendo desligado”.  Afinal, quem nos dias de hoje se arrisca a dizer que é original ou criativo longe da barra de busca do Google? As pessoas se acostumaram com as frases prontas, mastigadas e previamente editadas para classificar suas emoções, se acostumaram a deixar com que outros falem por elas, mas.... E se o que você sente for único? E se ninguém ainda escreveu o que você gostaria de dizer? Será que você conseguiria colocar em palavras aquilo que você pensa, sente e quer?  Ou será que você já estará enferrujado  e passará horas e horas na internet buscando um autor que fale por você? Eu sei que nem todos nascem com o dom da escrita, mas também sei que qualquer ser humano saudável é capaz de desenvolver a sua própria opinião. Algumas frases e pensamentos merecem ser divulgadas, retuitadas e passadas pra frente, mas por favor, não se esqueçam da opinião de vocês, eu tenho certeza que Cecilia, Caio, Clarice, Drummond e outros ficariam muito felizes em receber vocês ao clube dos que na vida não tiveram medo de brigar com as palavras e dizer o que se pensa. Não deixe que a sua personalidade se limite a um Control C Control V. 


Luan Emilio Faustino 03/09/2011 22:28h

19 comentários:

  1. nossa, de repente vi um boom de caio fernando de abreu, não o conhecia e ainda não sei nada sobre ele, só por essas frases que a galera cita não dá pra quase nada, é muito vago mesmo para alguém basear em citações...

    ResponderExcluir
  2. Confesso que faço isso, mas, nem percebo, quando vejo uma frase e ela diz o que eu quero dizer, faço isso, mas sei que é preguiça minha de pensar. Entendo. enfim lindo texto!


    ps.: adoreei a foto rsrs! beeijos pequeno príncipe
    toom_lima

    ResponderExcluir
  3. A foto ta t show. E Realmente copiar e colar virou rotina na vida das pessoas, algo tão automático que ninguém nem percebe mais...

    ResponderExcluir
  4. Ficou ótimo meu amigo, voce destacou um ponto muito correto ! É facil um ctrl c aqui e um ctrl v ali, dificil é voce dizer um simples " Eu te Amo, ah eu to feliz ... " esses tipos de semtimentos, e coisa voce me entende né ?rs
    Não vou dizer que nunca fiz isso pois ja!rs mais confesso que isso ja não uso a muuito tempo.
    Ótimo texto e ótima foto arrazou *-*

    ResponderExcluir
  5. Realmente...
    Às vezes deixamos de nos expressar e mostrar quem somos realmente, pelo simples fato de achar de poder copiar a personalidade alheia.
    Porém nos esquecemos de que o que faz o mundo ser interessante a cada dia é a variedade.
    Imaginem só o quanto seria chato se todos pensassem a mesma coisa? Se vestissem da mesma forma? Seria uma eterna monotonia, e eu particularmente odiaria viver nesse mundo.

    ResponderExcluir
  6. Adorei o texto Luan. Essa é realmente a verdade por aqui. Tudo fica tão mais fácil quando somente utilizamos das palavras dos outros ao invés de colocarmos nossa criatividade em ação.
    Sinceramente, acho que ja estamos acostumados com esse copiar e colar, tanto em redes sociais quanto na nossa vida fora delas, que isso acaba passando despercebido.
    Acho que se as pessoas utilizassem mais de suas próprias palavras e sentimentos elas teriam personalidade própria.

    não minto, já usei muitas frases "feitas", se ela é bonita e me identifico acabo usando mesmo.

    Será que isso não seria medo do que as pessoas irão dizer? Medo de expor seus sentimentos e em troca receber uma resposta negativa ou inesperada?

    Bom, amei mesmo Luan. Ta ai meu comentário não muito bom mais espero q vc tenha entendido.

    ResponderExcluir
  7. Adorei, falou tudo em poucas palavras.. parabéns Lú!

    ResponderExcluir
  8. Super fato...
    acredito que todos usam a facilidade de copiar...mas acho impossivel copiar um sentimento que vive dentro do coração e da mente de um individuo unico, acho que devemos nos permitir falar, expresar. Mostrar a todos oque sentimos de verdade o que eu sinto de amor não é igual oque você sente certo?!
    Muito bom o texto...percebi o jornalista escrevendo nao o poeta.
    bjao

    ResponderExcluir
  9. Realmente muitos sentimentos são dificeis de expressar em palavras e temos que recorrer a ajuda de outros autores, mas isso não significa que não temos capacidade de criar nossos próprios textos. Talvez por tanto ctrl-c / contrl-v estamos perdendo a capacidade de expressar o que realmente sentimos, principalmente quando precisamos dizer algo para alguém. E umas da coisas mais ruins de tudo isso é não achar o autor do texto, é realmente ruim ver algo seu circulando por ae sem os devidos creditos.
    Aqui vai um texto que me fez pensar muito sobre essa coisa de ser original http://migre.me/5CDGH

    ResponderExcluir
  10. eu só não quero me limitar ao mundo pequeno das outras pessoa,s não é porque os outros não mudam que eu não vou mudar e ser diferente..
    eu amo você velho, demais ♥

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Falou bonito. Sinceramente, eu me incomodo um pouco com esse tanto de ctrl c + ctrl v nas redes sociais afora. A juventude anda perdendo a identidade e isso é de certa forma preocupante porque, o que será que nossa geração vai transmitir às gerações futuras? Que tipo de cultura estamos querendo criar?
    É muito simples copiar e colar textos do Caio e frases de Clarice sem ter ideia alguma do que o autor quis realmente dizer com aquilo. É claro que, às vezes, algumas frases falam por nós, mas isso deveria acontecer ÀS VEZES, não sempre.
    É bom também saber que a pessoa escreveu alguma coisa espontaneamente, que sentiu cada palavra do que disse, mesmo tendo digitado num teclado de computador.
    Acho que não é apenas copiar por concordar com o que o autor disse e a mensagem que ele se preocupou em passar, as pessoas copiam por não ter MESMO o que dizer. E se acomodam nas frases de autores célebres pra dizer que são cultas e, de fato, se esconderem à sombra de um outro artista pra não ter que se deparar com a verdade.
    Espero que, com o tempo, as pessoas aprendam a valorizar mais aquilo que sai do coração e que elas sempre tenham algo a dizer espontaneamente.

    Perdão pelo comentário enoooorme, mas não consegui me conter. Pessoas sinceras como você são raras.

    Belo texto, belo blog. Ganhou uma admiradora. ;)

    Ismália .

    ResponderExcluir
  12. "as pessoas copiam por não ter MESMO o que dizer. E se acomodam nas frases de autores célebres pra dizer que são cultas e, de fato, se esconderem à sombra de um outro artista pra não ter que se deparar com a verdade." ótima observação!

    ResponderExcluir
  13. Lu concordo com você...as pessoas hoje em dia copiam tudo...são poucas pessoas que se expressam com as próprias palavras, assim como você.
    Bom eu posso não ter lá um dom da escrita mas sempre escrevo minhas emoções, sempre! Odeio copiar e colar U>U prefiro escrever algo novo ou ao menos com minhas palavras.
    Adorei o texto, bem real, espero que as pessoas se conscientizem, bjs.

    ResponderExcluir
  14. Excelente o texto e regado por uma verdade nua e crua!
    Na minha opinião as pessoas copiam porque são seguidoras de tendência e não formadoras de opinião. Mas isso é enfiado mente a dentro por quem não quer que nasçam formadores. Todos podemos criar, todos podemos moldar e ser seguidos.

    Texto incrivel.Parabéns! sou fã.

    ResponderExcluir
  15. Isso é criatividade... texto inédito!! Adorei! Parabéns!!

    ResponderExcluir
  16. Olá Luan! É a primeira vez que acesso o seu blog, que acabei encontrando através de um link publicado na página de um amigo. Gostaria de dizer que achei bastante interessante a sua opinião e o seu texto. De fato nos leva a refletir sobre a forma pela qual nos expressamos e nos relacionamos com as pessoas. Mas discordo de você em um ponto: Acredito que os "frankensteins", mesmo com todas as suas limitações e suas partes emprestadas, acabam no final gerando um conjunto singular,e, desta forma, tem algum valor. Não estou com isso desencentivando a criatividade e a originalidade que você tão bem defende em seu texto.
    Parabéns
    Edward

    ResponderExcluir
  17. Enfim, vc acabou comigo nesse texto.
    mais continuo admirando seus textos do mesmo jeito,,kkk
    Tu pra mim é o melhor.

    abraço Luan

    ResponderExcluir