quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Das cartas que nunca mandei – Parte VII


Destinatário: Papai Noel


Querido Papai Noel, eu tenho tentado ser um bom menino, mas não é nada fácil ser bom quando se é grande, porque eu não sei o que acontece entre a infância e a idade adulta, que a bondade deixa de ser bem vista. De repente, ser bom é motivo de riso, estar fora de moda ou estar despreparado frente a um mundo que não perdoa a ausência de malícia.
Não me parece muito justo ser bom o ano inteiro e receber a recompensa apenas em um único dia, do mesmo jeito que também não me parece certo fazer o bem com segundas intenções, mas a gente cresce assim, somos criados ouvindo frases do gênero: “se você não se comportar o Papai Noel não vai lhe dar presentes”. Você compactua com essas chantagens emocionais?
Você deve ser um homem realmente ocupado, também não é para menos, tantas cartas para ler, presentes para confeccionar, gnomos para gerenciar, aliás... são gnomos ou duendes? Eu sempre confundo.
Devo lhe confessar que a principio pensei em lhe indagar sobre a sua existência, os seus reais motivos. Afinal qual é a tua meu bom velhinho? Qual foi o pecado que tu cometeste para decidir fazer o bem assim, pela eternidade a fora? Mas e se você for real? Se as minhas perguntas lhe ofenderem? Se eu estiver sendo injusto?
Se bem que você não iria poder reclamar muito de injustiças, afinal nós dois sabemos que o seu serviço anda meio negligente nos últimos tempos, noto crianças realmente boas ficarem sem um único presente na noite de Natal, enquanto outras ganham vários sem nem ao menos fazer algum tipo de esforço para merecer. Chega a ser cruel, sabe?
Não quero que você pense que não gosto do Natal, na verdade eu gosto, só que me da um certo mal estar saber que toda aquela cumplicidade terá fim no dia seguinte. É como se todos estivessem encenando a maior peça de teatro simultânea do mundo, só que eu nunca fui um bom ator, se é que me entende...
Uma coisa que realmente me intriga é a forma como você demonstra estar visivelmente parado no tempo. Sim... a mesma roupa, os mesmos sinos, a mesma forma de estabelecer contato. Poxa, você poderia ao menos criar uma conta no Orkut ou mesmo seguir as pessoas no Twitter, imagino que isso iria lhe ser útil na hora de definir se alguém foi bom ou mau menino durante o ano.
Mas eu entendo que depois de uma certa idade fique mais difícil se adaptar as novas tecnologias e olha que você foi o cara que fez o primeiro carro voador carregado por renas, hein?!
De qualquer forma, não quero lhe tomar mais tempo do que já tomei, mas quero lhe propor algo diferente dessa vez. Cansado de escrever e não ser correspondido, cansado de mandar cartas e nunca ter um retorno, este ano o que eu quero de verdade é uma carta sua, com foto autografada, postal do pólo norte e o mais importante: o seu pedido.
Pois se você se comportar, se você não deixar mais nenhuma criança sem presente ou comida na noite do natal, eu prometo que realizarei o seu pedido. Palavra de poeta! Feliz Natal Papai Noel! Eu continuo sendo um bom menino.


Luan Emilio Faustino 09/12/2010 - 01:08h

9 comentários:

  1. Bem o que gostei nessa foi a critica sutil aos costumes que mantemos.

    Por que convencionamos datas para sermos afetuosos? Por que não podemos ser sempre afetuosos com quem nós amamos?

    A outra critica interessante é a questão do merecimento dos presentes: crianças boas, mas humildes não recebem em compensação crianças mimadas e ricas recebem muitos, qual o senso de moral e justiça existente nisso.

    Achei engraçadinho a parte de pedir a foto do papai noel autografa hehe.

    enfim, acho que já tinha te dito isso tudo

    té dps Luan

    =*

    ResponderExcluir
  2. Achei incrível a forma como você lidou com esse assunto do natal, questionando algumas atitudes do papai noel como o fato dele escolher dar presente para as crianças que não merecem, deixando as realmente boas sem, e também questionando as pessoas que tomam algumas atitudes as vezes por mero costume.
    Enfim, como sempre você foi sutil, claro e muitíssimo inteligente na expressão das suas opniões, achei incrível Luan, beijos :*

    ResponderExcluir
  3. Cara eu li todos e não daria para sair comentado em todos, então escolhi o que eu mais gostei para deixar um comentário. O comentário não é relacionado aos textos (que vc sabe que estão muito bons ) e sim ao blog e a sua maneira de escrever. Cara está tudo muito legal, parabéns! O blog está cada dia melhor! Ah, e você escreve muito bem! By: @neichxd

    ResponderExcluir
  4. haha, eu adorei, adoro essa questão de ser um bom menino e também a questão do papai noel ser tachado com uma pessoal tão boa e falta com os que são verdadeiramente bons. eu amei mesmo. não é algo pra pensar. é algo FOFO foi o que eu achei.FOFO *-*'

    <3 muiito bom

    ResponderExcluir
  5. GENIAL, vamos pedir ao Papai Noel fazer um orkut, twitter ou facebook e manter contato com a gente, e saber se vamos ganhar oq queremos ou não, se nos comportamos durante o ano ou não..8/

    Bom desde já desejo um Feliz Natal a todos e um próspero Ano Novo..

    A você tbm Luan, tudo de bom nesse Natal & Ano Novo..=)
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  6. amei a cartinha p o papai noelll,incrivel o dom que vc tem com as palavras ^^ eu sempre quis escrever uma carta para o "Santa claus" mas não tive coragem ,vc tornou um sonho meu em realidade ahuahaua bjus amigo lindo textoooo

    ResponderExcluir
  7. Luan o mais crítico e realista dos poemas/textos em minha opinião!A clareza,o bom senso e a ironia são uma das características desse poema e que eu prezo!Obrigada Deus por ter dado esse dom inefável ao Luan

    ResponderExcluir
  8. papai noel com orkut? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    euri de mais vlhw
    gostei mutio Luan
    ta de parabens

    ResponderExcluir
  9. Interessante. Assistindo a um filme, " Milagre na rua 34", me deparo com personagens intrigantes: um velho com suas faculdades mentais questionadas por se dizer o proprio Papai Noel e uma garota que teve de se adaptar com a dura verdade do mito. Sera que Papai Noel não existe? Seria Papai Noel um simbolo para a esperança de renovação e conforto de ricos e probres, homens e mulheres, de vidas?, de sentimentos?... Eu existo e Papai Noel existe em mim. "Por que será que, quando falamos com Deus, dizem que estamos rezando, e quando Deus fala conosco dizem que somos esquizofrênicos?" ... Parabéns, otimo texto!

    ResponderExcluir