sábado, 11 de dezembro de 2010

Felicidade Singular


Este não será um texto onde disponibilizarei uma receita da felicidade, nunca fui muito adepto de textos de auto-ajuda, não vou mentir, eu já li vários deles, mas é tão triste pensar que a nossa felicidade esta condicionada ao que pessoas que nem nos conhecem ditam como verdades.
 Existem muitas frases prontas que definem o que vem a ser “felicidade”, mas até hoje não encontrei uma em que eu pudesse ler e falar “Nossa!!! É isso mesmo!!”, sei lá... Acho que cada um sente e vê a felicidade de uma forma diferente e tentar defini-la é pura pretensão e perca de tempo...
 Eu não sei como funciona com as demais pessoas, mas algumas palavras quando pronunciadas formam uma imagem na minha mente, nem sempre tem uma ligação lógica, por exemplo: quando ouço a palavra “fome” me lembro da África, a palavra “amor” me lembra minha mãe, “sangue” me lembra Quentin Tarantino, e por ai vai...  Agora quando me falam a palavra “felicidade” tudo que vejo em minha mente são crianças, eles riem de tudo o tempo, você já reparou nisso?
 Engraçado... Eu não conheço nenhuma criança de 5 anos que namore e tenha um relacionamento invejável. No entanto, as pessoas quando crescem martelam a ideia de que não existe felicidade plena quando se esta sozinho.  
 Porque elas insistem em pensar que a felicidade vem somente aos pares? É claro que se houver a possibilidade do compartilhamento, o fato tornar-se ainda mais interessante, pois a alegria do nosso semelhante também passa a ser a nossa, mas talvez o maior equivoco de todos seja o fato de as pessoas confundirem serem “felizes” com estarem “completas”. As duas coisas não são bem distintas, eu sei disso porque ontem mesmo eu ri bem alto, mas ainda sim faltava algo...
 Confesso que tudo o que eu queria nesse momento era poder acreditar em uma felicidade singular. Sim, eu disse “queria”, pois eu não acredito de fato que ela exista, na verdade eu queria acreditar, mas não consigo ou mesmo acredite desacreditando, não sei...
 Estava aqui tentando convencer vocês e sobre tudo a mim de que é possível ser feliz sozinho, mas se vocês querem saber a verdade, eu ainda compartilho dos pesadelos de uma pessoa solitária: Almoçar sozinho, ir ao cinema sozinho, viajar sozinho: estes são alguns dos nossos pesadelos diários que eu tento superar da melhor forma possível: sozinho.
  E não é fácil assumir as nossas pendências acumulativas, porém se deixar completar por outra pessoa é algo ainda mais arriscado, porque quando elas partem levam um pedaço tão grande da gente que chega a ser inevitável não sentir dentro de nós um vazio ainda maior.
  E nesses momentos sempre surge um amigo solidário para lhe dizer: “Você não está sozinho, eu estou aqui contigo”, mas a gente sabe ainda que não consiga explicar como, que existem vazios e vazios... Tentar completar o vazio de um grande amor com uma grande amizade pode até funcionar por um tempo, mas cedo ou tarde você percebe que o vazio continua lá e que a amizade por melhor e mais bem intencionada que seja não passou de uma mera distração.
 Eu poderia muito bem culpar a Disney por criar aqueles filmes que doltrinam crianças a acreditarem no “felizes para sempre”, em pessoas perfeitas e amores impossíveis, mas o fato é que as pessoas querem acreditar nisso, elas preferem crer que a felicidade irá chegar em cima de uma cavalo branco do que aceitar que a felicidade depende unica e exclusivamente de cada uma delas.
 Trata-se de negar a responsabilidade, comodismo, preguiça emocional. Sejamos felizes primeiro para depois buscarmos sermos completos, porque de uma forma ou de outra, essa felicidade que você adia, essa felicidade que você coloca na reserva, irá lhe fazer falta na hora de completar a pessoa que poderá te fazer sentir-se pleno.

 Você não precisa amar para sorrir, você precisa sorrir para poder amar.

Luan Emilio Faustino 12/12/2010 – oo:37hs

15 comentários:

  1. "Existem muitas frases prontas que definem o que vem a ser “felicidade”, mas até hoje não encontrei uma em que eu pudesse ler e falar “Nossa!!! É isso mesmo!!”, sei lá..." Eu me sinto neste mesmo ponto, as vezes acho que encontro a definição de felicidade, mas realmente não sei se é isso mesmo, mas a cada dia que passa tento descobrir, mas isso, como vc mesmo falou. "... é impossível encontrar a felicidade sozinho".

    ResponderExcluir
  2. Como ja te disse, o final entrou em consonância com o que penso. Vincular a nossa felicidade ao outro é realmente complicado. Acho que primeiro temos que arrumar a bagunça na nossa vida pra se preocupar com a bagunça dos outros. (acho que isso é de algum filme, quero ver você lembrar =P)


    O que eu acho que muitos não prestam atenção nas pequenas felicidades que podem nos preencher, sejam elas solitárias ou acompanhadas, tanto faz se te faz bem sentar no sofá, tomar leite com nescau, comer cookies e ver um desenho ou se sair com 20 amigos.

    Acho que varia de pessoa pra pessoa, claro não estou dizendo que não se precisa dos outros, viver 100% sozinho é impossível. Mas se dê direito as pequenas felicidades, essa é minha
    dica.

    ResponderExcluir
  3. Quem disse que nao se pode viver feliz com vc mesmo... Afinal grandes momentos sao quando vc acorda e sente que vc com vc mesmo uma pessoa incrivel... Ser feliz ao lado de uma outra é apenas um detalhe a ser acrescentado. Pra quando vc chegar em casa receber aquele mais gostoso abraço de recompensa por vc saber viver da maneira mais bela e saudadevel...

    100% sozinho ngm é feliz.. mas garantir 90%
    é possivel e é bem mais gostoso.

    ;)






    Vamos culpar a disney rs

    ResponderExcluir
  4. EU ADOREII você como sempre arrebenta nos textos *-*

    ResponderExcluir
  5. "“Você não está sozinho, eu estou aqui contigo”, mas a gente sabe ainda que não consiga explicar como, que existem vazios e vazios... Tentar completar o vazio de um grande amor com uma grande amizade pode até funcionar por um tempo, mas cedo ou tarde você percebe que o vazio continua lá e que a amizade por melhor e mais bem intencionada que seja não passou de uma mera distração." Isso descreve exatamente como me sinto as vezes, parabéns ficou maravilhoso.

    ResponderExcluir
  6. O vazio é tão complexo.. Você sabe que ele existe porque você já viu como é estar completo? Não!
    Sempre irá faltar algo, o ser humano por si só já é incompleto, procura estar completamente preenchido, perfeito, feliz! A felicidade também é algo que não é compreendida até hoje exatamente. Ela aparece a partir do momento em que você preenche um suposto vazio? Quem é que vai saber? A felicidade aparece quando você se satisfaz completamente, mas sempre irá faltar alguma coisa, uma lacuna, uma lasquinha que você pensa poder mudar sua vida.
    Somos mais que qualquer lasquinha. Resumindo: a felicidade está perante daquilo que você almeja. E o vazio: ele pode migrar, mas não some!
    Eu realmente duvido que alguém acreditava que faltava preencher uma lacuna nesse blog, mas se realmente acreditava: Essa lacuna já foi preenchida a muito tempo e esse texto foi só mais uma constatação de tudo isso.

    ResponderExcluir
  7. é fisiológico! D: precisamos de sexo!
    "amor sem sexo, é amizade" UAHSUH

    "... eu já li vários deles, mas é tão triste pensar que a nossa felicidade esta condicionada ao que pessoas que nem nos conhecem ditam como verdades. "

    ResponderExcluir
  8. amei o texto ooow!

    realmente, por causa dos filmes, tudo que as pessoas buscam e uma felicidade a 2. um amor. todos querem aquele sentimento tão bom que os personagens mostram no final de um filme romantico. sei la, eu não desisto, um dia vo ter aquilo. enquanto isso, estou bem solteiro, mas podia estar melhor se estivesse com alguem.

    amigos e amores são coisas diferentes, não vejo como dizer "você não esta sozinho, tem eu aqui". o sentimento e diferente.

    gostei muito mesmo do texto (l)

    ResponderExcluir
  9. Ameiiii o texto ,ele tem realmente uma singularidade incrivel e com este seu jeito unico de escrever eu sempre me identifico e ameiii mesmo o significado que vc tenta dar para a felicidade pq até hoje eu só vejo mesmo crianças felizes ><

    ResponderExcluir
  10. Tema delicado escolheu pra falar dessa vez ehn??? hehehehe... Comecei a ler e me veio a propaganda do Pão de Açucar (é de lá?? fiquei na duvida): "O que faz você feliz?"
    Felicidade é algo tão relativo... Vc pode ser feliz pois comprou o carro do ano, pode ser feliz pq ajudou uma velhinha a atravessar a rua...
    Somos condicionados a acreditar que devemos sempre ser felizes, independente do que aconteça, de quem estiver ou não do nosso lado... Discordo... Sou feliz quando quero ser, independente do que se passe ao meu redor!!! Sim, sou extremista... hehehe
    E ha a felicidade "imposta" de que só podemos ser realmente felizes quando completos... Mas eu, como extremista louca que sou, não acredito que devemos ser completados... Não estou dizendo que devemos ser sozinhos, mas que é preciso ser feliz mesmo quando sozinho... (to ficando complexa, sinal que to cansada, hehehe)
    Mas, pra não sair do script... Amei seu texto... Ficaria horas discutindo se possivel fosse...
    Bjsss
    Laly

    ResponderExcluir
  11. Sabe que você expõe suas idéias com muita clareza e eu adoro isso nos seus textos?

    Também quero saber sua opinião sobre os meus textos. Sei que são densos e de difícil interpretação, mas gostaria muito que você avaliasse para mim. Achei brilhante a sacada entre ser feliz e ser completo.

    beijo grande.

    ResponderExcluir
  12. amei o poema vc é D+ adoro o q vc escreve,principalmente pele sinceridade q reina aêw!!
    Cheiro sucesso Luan !!!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Dificil explicar a reação que esse post me fez. Só sei que concordo plenamente. Quando será que as pessoas irão procurar a felicidade dentro delas? A sociedade precisa parar de pensar que depende de um outro alguém pra ser feliz. Sou solteira há um bom tempo e não tenho pressa pra achar ninguém. Sou feliz porque aprendi a buscar a felicidade dentro de mim.

    ResponderExcluir
  14. achei interessante o texto, gostei muito, mais isso é oque acontece com as pessoas quando elas acham que a nossa felicidade depende dos outros, já imaginou se nossa felicidade dependece do nosso chefe, do nosso emprego, dos nossos amigos, do nosso relacionamento, enfim.
    nunca iremos ser felir quando achamos que nossa felicidade depende dos outros, quando na verdade ela só depende de nós mesmo. feliz sempre...

    ResponderExcluir