terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Renuncia


Eu me recuso a aceitar a ideia recorrente do “começo, meio e fim”. Trata-se de uma negação a ordem previsível das coisas. Prefiro acreditar que a vida pode sim nos surpreender e que o conceito de tempo é uma tentativa desesperada do homem tentando controlar algo que nem ele próprio consegue compreender.
Seja lá o que for o tempo e o que somos dele, há quem diga que ele seja relativo. O que de certa forma me consola, pois nunca fui muito fã dessas verdades absolutas, intransigentes, que entre outras coisas só servem para limitar o acesso que podemos ter a novas verdades.
As pessoas buscam certezas, eu as temo. Vivemos uma vida inteira nos apoiando naquilo que temos de mais concreto: as nossas verdades. E desabamos quando elas se desfazem, seja um sonho, um amor ou mesmo a imagem que temos de nós mesmos.
A dúvida sempre esteve presente em nossas vidas, ela nos perturba, tira o sono e nos mantêm acordados para o que existe de mais fantástico no mundo: o novo.
O verbo duvidar tem sido discriminado ao longo da história, como se o ato de descrer fosse um retrocesso a tudo aquilo que um dia construímos ou construíram. As pessoas não se importam em viver em um mundo de ilusões, desde que neste mundo elas encontrem as suas verdades.
Dizem que a vida é feita de escolhas e que pra cada escolha existe uma renuncia. Sendo assim, podemos afirmar também que a vida é feita de renuncias, é apenas uma questão de ponto de vista.
Falam tanto sobre a importância de nossas escolhas e tão pouco do que não deveríamos renunciar. E o resultado dessa cultura focada no que se pode ser, são pessoas renunciando aquilo que realmente são.
Talvez isso ocorra porque nem mesmo elas saibam, culpa do tempo, criação do homem que não permite que as pessoas pensem sobre si mesmas.
Eu renuncio ao tempo, numa tentativa desesperada de me reencontrar. É insano, eu sei... Mas quem pode me culpar por querer matar aquele que cedo ou tarde também irá me matar?
Ainda que esta seja uma guerra perdida, a luta valerá a pena. Pois mesmo não conhecendo o teor de minhas verdades, estarei sempre disposto a morrer por elas.

Luan Emilio Faustino 12/07/2010 – 12:33h

16 comentários:

  1. Que lindo!

    "As pessoas buscam certezas, eu as temo."

    As vezes me pergunto se um poeta realmente sente o que escreve ou se escreve o que os outros sentem!

    É difícil escrever sobre o que sentimos, sempre foi mais fácil observar e achar soluções pra problemas alheios! Enfim, parabéns Luan! *-*

    ResponderExcluir
  2. Tudo é feito de renuncias...
    E vc escreveu com muita clareza a forma que veh essa coisa tão dificil...e que muitos não conseguem praticar;;; :

    "Ainda que esta seja uma guerra perdida, a luta valerá a pena. Pois mesmo não conhecendo o teor de minhas verdades, estarei sempre disposto a morrer por elas."


    Bjim Bjim da Phâm...

    ResponderExcluir
  3. O tempo é muito misterioso , e as vezes perigoso , com ele vem muitos aprendizados e muitas escolhas a serem feitas , afinal de contas elas determinam quem somos de verdade, e com ela vem a renuncia , que faz parte da vida e é impossível viver sem ela , essa semana por exemplo, tive que abrir mão de manter contato com uma pessoa que eu amava , porque estava brincando com meus sentimentos , as atitudes com o decorrer do tempo , me levaram a fazer isso , não foi bem minha escolha ( coração ) , mas uma renuncia (razão) :)

    ResponderExcluir
  4. Luanzim..
    nao preciso te fala nda né?
    como sempre , arrebenta nos textos..!

    i eu concordo plenamente"...a vida é feita de escolhas e que pra cada escolha existe uma renuncia..."

    akele abraço !

    ResponderExcluir
  5. Este foi o poema que mais me tocou , eu não sei explicar muito bem , eu realmente não me vi em todo o texto , mais esse final foi muito emocionante e tocou em mim de uma maneira muito legal , fez eu me sentir um tanto quanto forte e disposto pras tais " guerras perdidas " da vida . .
    Obrigado pela motivação e
    Parabéns Luan , você ér de mais ! *-*

    ResponderExcluir
  6. '' Vivemos uma vida inteira nos apoiando naquilo que temos de mais concreto: as nossas verdades '' gostei dessa parte !


    como sempre , voce escreve coisas muito boas !
    faz cada um repensar as coisas da vida!

    ResponderExcluir
  7. ótimo poema! argumentos surpreendentes! parabéns Luan! gostei dessa parte "As pessoas buscam certezas, eu as temo." O pior de ter uma certeza é saber que elapode não ser o que a gente quer...

    ResponderExcluir
  8. O começo, meio e fim existe e não há como negar isso.
    O que não podemos é nos prender a isso, e ficar observando, esperando.
    O começo é sempre o mesmo, começa com tudo que é novo... o meio é uma surpresa e o fim é completamente desconhecido.
    Existem tantas maneiras de ter um fim. Seja ele por vontade nossa, seja ele por vontade alheia, ou por nenhum dos dois.
    Eu sempre odiei os donos da verdade, nada é absoluto, tudo é mutável.
    Até mesmo a nossa própria verdade.
    Minha irmã sempre me disse:
    Não procure saber o que você quer e sim o que você não quer. As coisas ficam mais faceis assim.
    Eu prefiro a duvida do que a certeza.
    A duvida nos movimenta, a certeza nos estagna.
    Eu renuncio a verdade, para ter paz no meu espírito.
    Não importa saber tudo com exatidão, o que eu quero é sentir toda a emoção.

    ResponderExcluir
  9. Eu li seu texto e lembrei de uma frase que escutei hoje no almoço: "Ele nem sempre poderá fazer o que quer!". E a vida é exatamente assim, nem sempre é e pode ser como queremos, mas cabe a gente aproveitar cada segundo não é?

    ResponderExcluir
  10. aaaamei sua observação em relação ao tempo e demais incertezas, acho que você soube concluir e explicar o que diversas pessoas pensam mas não tem como expressar a mesma opinião

    ResponderExcluir
  11. Magnífico!
    O tempo é uma criação do homem, mas uma criação que já estava lá, antes dele, algo adotado, nomeado e que o suposto criador não consegue controlar!
    Muito bom o texto! ^^
    @oyuritwita
    Ah, Feliz Ano Novo, Emilio!

    ResponderExcluir
  12. Realmente "a vida é feita de renuncias" sim,sim.
    Nunca tinha parado pra pensar nisso,mas agora concerteza vou passar a considerar mas uma coisa,das muitas que eu tenho aprendido, como "temos que aprender a ser feliz sozinhos e depois com alguém ao nosso lado", "devemos lutar pelo nosso sorriso de cada dia",entre outras coisas...

    ResponderExcluir
  13. Todas as renuncias que fazemos ao longo da vida, às vezes, dizem muito mais sobre nós do que nossas escolhas!
    Texto brilhante como sempre!

    Abreijos,
    @Thalita_Li
    :****

    ResponderExcluir
  14. a renuncia é o principal motivo da mudança, eu vejo isso renuncia não é fácil mais quando se é possível é prazeroso ver que se conseguiu.
    Ameei mais uma vez, e não tem como não amar.

    ResponderExcluir
  15. "Falam tanto sobre a importância de nossas escolhas e tão pouco do que não deveríamos renunciar.E o resultado dessa cultura focada no que se pode ser, são pessoas renunciando aquilo que realmente são.
    Talvez isso ocorra porque nem mesmo elas saibam, culpa do tempo, criação do homem que não permite que as pessoas pensem sobre si mesmas."

    Tem toda razao, alias eu me renucio muito, as vezes ,e da raiva disso, e realmente é pq as pessoas n me permitem pensar sobre mim mesma, parece q n querem q eu me encontre. Mas eu to esperando a hora certa de da um chute na bunda de td mundo e renuncia td q me impede d ser eu mesma, acho q aí estarei fazendo a coisa certa...kkkkk

    Bom, pronto, esse é o meu comentario, ve se n morre com ele agora kkkkk Bjs Lu

    ResponderExcluir
  16. Huuumm...to so verificando se a avoaçada aki n comentou no lugar errado de novo ¬¬' kkkkkkkk

    ResponderExcluir