domingo, 6 de fevereiro de 2011

Forma e Conteúdo

Cada dia esta mais difícil encontrar a combinação de Forma e Conteúdo. As pessoas são como poemas em aberto, algumas possuem apenas forma, te entretém por um tempo, você até acha bonito, mas não acrescentam nada em sua vida. Outras, porém, são dotadas de conteúdo e por mais que em suas linhas estejam às respostas que tantas pessoas procuram, poucos são aqueles que se aventuram em ler.
 Existem tantos leitores em potencial, tantos analfabetos funcionais, mancos sentimentais, tantos poetas que não saíram do anonimato. O universo da leitura é realmente fascinante e se mistura com a nossa realidade.
 Unir forma e conteúdo não é tarefa fácil, mas ainda mais difícil é preparar esses leitores que já não tem mais a mesma paciência de antes. Os tempos mudaram, vivemos na geração dos fast foods, da noticia rápida. Quem é que tem tempo para ler o próximo, se nem mesmo temos tempo para ler a bula dos nossos remédios e os manuais de nossas máquinas?
 São tantas informações, tantas pessoas, placas, números, senhas, que a impressão que nos dá é que se pararmos para se aprofundar em algo ou alguém estaremos na verdade perdendo o nosso tempo. E é justamente essa nossa inabilidade em administrar o nosso tempo que nos faz darmos continuidade a este ciclo de superficialidade que nos enche de um monte de entulho que entre outras coisas só servem para nos faz sentir cada dia mais vazios.
  Não culpo as pessoas pelo o que as convenções sociais as impõem, elas querem ficar mais bonitas para se sentirem aceitas, afinal, quem não quer se sentir aceito?  Mas ajudaria e muito se as pessoas tivessem em mente que uma coisa não exclui a outra, de que forma e conteúdo podem sim caminharem juntas.
  Vendo o mundo como esta hoje eu me lembro das sábias palavras da minha professora da quarta série: “nunca julgue um livro pela capa”, é realmente uma pena que as pessoas se conformem com tão pouco...

Luan Emilio Faustino 06/02/2011 – 19:22h

Texto dedicado a Élida Cristina

8 comentários:

  1. Muito bom! Adoro seu lado critico! Parabens! Vc sabe usar uma linguagem semi-metaforica como ninguem.

    ResponderExcluir
  2. Acho que foi um dos melhores textos que vc já escreveu porque nele contém tudo o que o proprio titulo diz contém Forma e muito conteúdo e é otimo para a spessoas refletirem >< "Outras, porém, são dotadas de conteúdo e por mais que em suas linhas estejam às respostas que tantas pessoas procuram, poucos são aqueles que se aventuram em ler"

    ResponderExcluir
  3. Ótimo texto, as pessoas realmente deviriam se conhecer mais, acho que unico tempo que realmente deveria ser gasto (ou melhor bem usado) é conhecendo melhor quem está do nosso lado e isso ajudaria a evitar muito o que muitos reclamam: a decepção.

    ResponderExcluir
  4. Muito fácil descobrir as pessoas que tem conteúdo, ou as que tem "forma", difícil é aceitá-las como são...tento á cada dia parar de perder meu tempo tentando achar á "forma" perfeita..então tento só achar algo fora do normal.

    ResponderExcluir
  5. Lú, eu já estou praticamente desacreditada com essa questão. Forma e conteúdo juntas em uma só pessoa é algo tão difícil nos dias de hoje, justamente pelo que você escreveu em seu texto. As pessoas que já tem a forma, não costumam buscar o conteúdo, sem saber que apenas a aparência não é o suficiente para conquistarem o outro. Para alguns isso pode até ser fundamental, mas, para nós, não é. E por isso nos passamos por pessoas exigentes demais. Mas isso não é ser exigente, é apenas o básico. Meus parabéns, texto fantástico!

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pro dedicar ele pra me.

    AMEI!!

    Te Adoro!!

    ResponderExcluir
  7. Seus textos críticos, são simplesmente perfeitos. Como sempre um mais lindo do que o outro né!

    ResponderExcluir
  8. Exatamente assim mesmo gente, você sendo dono das palavras que um dia eu pensei em dizer.

    Sempre seus textos me traduzindo.

    ótimo!

    ResponderExcluir