sábado, 12 de fevereiro de 2011

O meu Eu não lírico

 
A poesia tem perdido espaço em minha vida, caíram às rimas, perdi a forma, restaram-me apenas as palavras, aquelas mesmas palavras que nunca foram ditas.
Às vezes abro mão das minhas verdades para escrever as dos outros, eu tento me manter distante, mas acabo invariavelmente encontrando algo que poderia muito bem ser a minha verdade, talvez escondida, talvez mascarada, eu não sei ao certo aonde começa o meu eu lírico e termina o meu eu.
E é justamente este não saber que tornam as coisas mais interessantes, pois cada vez que leio os meus textos eu interpreto de uma forma diferente. Ora parece um conselho distante aos que se arriscaram a leitura, ora são verdadeiros tapas na cara, da minha cara. Como se o meu eu lírico dissesse para o meu eu: “Hei!! Isso aqui que eu escrevi foi pra você, será que você consegue compreender?”.
Talvez escrever seja uma fuga, talvez eternizar momentos seja uma necessidade, talvez exista um propósito maior para tudo isso além daquilo que eu possa ver. E são nessas horas em que eu me pergunto: será que alguém me observa? Será que alguém ai de fora tem as respostas para o que acontece aqui dentro? Será?
 Porque eu gostaria de saber se alguém após me observar tal como sou ainda iria preferir a mim em detrimento ao meu eu lírico. Afinal, eu não acordo declamando poemas e nem sempre tenho as palavras certas para confortar um momento.
  Eu não sou tão romântico como os meus versos sugerem e nem tão bem estruturado quanto as minhas estrofes. Eu sou uma farsa, uma projeção de um sonho que tive de mim mesmo, mas se vocês querem saber: ao menos fomos todos enganados juntos, porque eu também acreditei que a poesia pudesse transcender a realidade, eu quis tornar a minha vida mais interessante, eu quis parecer mais agradável, mas eu não sou...
 Eu sou repleto de defeitos, porque antes mesmo de ser um poeta eu já era humano. Eu nem ao menos sei um poema meu de cor, nunca usei um único poema para conquistar alguém, porque eu quero que a pessoas gostem de mim pelo o que eu sou e não pelo o que eu escrevo.
  Eu tenho tanto medo de vender uma imagem que não corresponda com a realidade, que acabo não deixando me verem realmente como sou. No fim, nem eu mesmo consigo me enxergar com exatidão, existe sempre um verso em meio ao fato e um fato em meio verso quando se é poeta.
  Existem tantas diferenças entre Eu e o meu Eu lírico, às vezes chego a ter inveja dele, mas então me lembro que ele faz parte de mim e sou obrigado a reconhecer a loucura do meu sentimento.
E foi nessa de brincadeira de escrever as coisas que eu não sentia e de me por em lugares que eu nunca estive que eu me perdi, chegou um momento em que eu já não sabia mais quem eu era, mentira... A verdade é que eu nunca soube ao certo quem é este que vos escreve, mas nunca desisti dessa tentativa de me descobrir, porque por mais estranho que às vezes eu me pareça, ainda sou a imagem mais familiar que posso ter.
  De qualquer forma eu me perdi, eu me perdi porque descobri que sempre é possível se perder mais e mais dentro de nós mesmos. E me perdi porque eu começo a falar de mim, e quando vejo estou falando de tantos...
 E nada, nada do que fora dito a cima deve ser levado a sério, porque tudo nessa vida é transitório, assim como os sentimentos, assim como as pessoas, assim como a imagem que hoje tenho de mim.
 O poeta escreve sobre o abandono dos sentimentos enquanto ainda os sente, ele perdura no tempo. Eu sou efêmero? Eu sou eterno? Não...  Enquanto houverem poemas a serem escritos e eu líricos a serem explorados, eu sou e continuarei sendo o que quiser ser, livre de definições, rótulos e tudo aquilo que nos limita. Livre fazendo exatamente aquilo que me liberta.

“Eu gosto de escrever verdades, mas nem sempre as minhas verdades.”

Luan Emilio Faustino 12/02/2011  - 16:49h

Texto dedicado ao genial Fernando Pessoa, autor da frase: “O poeta é um fingidor. Finge tão completamente. Que chega a fingir que é dor. A dor que deveras sente”

17 comentários:

  1. ADorei esse texto !!

    Como se o meu eu lírico dissesse para o meu eu: “Hei!! Isso aqui que eu escrevi foi pra você, será que você consegue compreender?”.

    adorei esse trecho que faz uso da meta linguagem, e tbm nos faz refletir que um poeta escreve tbm por/pra si e que se nos identificamos com um poema tbm nos identificamos com a essencia mais pura do poeta..*_*

    [...] "mas se vocês querem saber: ao menos fomos todos enganados juntos, porque eu também acreditei que a poesia pudesse transcender a realidade, eu quis tornar a minha vida mais interessante, eu quis parecer mais agradável, mas eu não sou...

    e esse trecho tbm amei.. deixa bem clara a idéia de que um poeta tbm sofre as consequencias da vida, é humano suscetivel a erros e defeitos.. uma realidade nem sempre suposta..

    ResponderExcluir
  2. O que diz, quando você diz tudo?

    Admiro o fato de vc ser quem é.

    "eu sou e continuarei sendo o que quiser ser, livre de definições, rótulos e tudo aquilo que nos limita. Livre fazendo exatamente aquilo que me liberta."

    Te Adoro Luan Emilio!!

    ResponderExcluir
  3. O eu lírico demostra o pensamento daquele que está narrando o texto , achei interessante o termo eu não lírico, uma vez que cada vez que se faz a leitura do poema , se entende de forma diferente..

    ResponderExcluir
  4. Eu X o Eu lírico...parece (ou até seja) uma briga interna, aonde uma quer se mostrar mais que o outro. Não deixa de ser um belo texto, e o conflito está bem explícito.
    As vezes escrevemos aquilo que alguém necessita, mas acredito que nunca será interpretada da mesma forma; ludibriamos com nossas palavras, palavras que um dia servirão para nós mesmos, ou apenas nos deixarão confusos, aumentando nosso conflito interno.

    ResponderExcluir
  5. Então... somos todos paradoxos não é?
    é verdade que me custa a crer que a mesma pessoa que troca piadinhas infames comigo no msn é quem escreve textos tão delicados, vc é um monstrinho de sete cabeças, no melhor dos sentidos, e não somos todos?

    gosto disso em ti a controvérsia, o paradoxal, ver no imperfeito o mais belo poema ou texto, ver o coração exposto e ao mesmo tempo preservado por trás e entre-linhas...

    mais uma vez parabéns loiro lindo

    ;*

    ResponderExcluir
  6. As vezes também acho que tudo que escrevo não é pra mim....são apenas palavras que não existem para pessoas que não existem..

    ResponderExcluir
  7. Como eu adoro este seu texto... Fui me apaixonando por ele ao vê-lo "nascendo"... Tantas vezes por msn lendo e relendo o que estava pronto, discutindo, viajando...
    E vê-lo aqui, publicado, dá uma sensação tão gostosa... Coisas que só eu sinto e não sei explicar aos demais (minhas insanidades que só vc, talvez, entenda)

    "Porque eu gostaria de saber se alguém após me observar tal como sou ainda iria preferir a mim em detrimento ao meu eu lírico." - adoroooo

    E preciso discordar...Disse que nunca usou um poema seu para conquistar ninguem. Eu comecei a me apaixonar por vc pelos poemas... Até descobrir que por tras deles havia um rapaz iluminado... =)
    Parabéns, maravilhosooo...
    Bjs
    Laly

    ResponderExcluir
  8. Mil Pensamentos caminhando um atrás do outro sobre um único fio de idéias tão múltiplas por serem o plural da singularidade.
    Mais uma vez restou espaço pra gostar de mais um texto seu! E tem muito mais espaço em mim só esperando por mais um texto favorito que eu sei que existirá.
    Parabéns!
    Muito bom mais uma vez!

    ResponderExcluir
  9. Concordo com o assunto abordado, afinal o escritor procura interpretar um sentimento de varias formas, pra isso, deveras ser vários "eu liricos" em um só!

    ResponderExcluir
  10. Não entendo porque vc ainda não tem algum livro lançado ou algo assim, seus textos são incríveis.
    Parabéns de novo Luan.

    ResponderExcluir
  11. "...eu sou e continuarei sendo o que quiser ser, livre de definições, rótulos e tudo aquilo que nos limita. Livre fazendo exatamente aquilo que me liberta."

    Muito bom esse texto (na minha opiniao melhor que os demais), e só pra constar você não é uma farsa!
    Se você conquistou a nós - seguidores do seu blog- foi pq vc é especial e sabe nos encantar, e sim sabemos que poetas nem sempre escreve as verdade suas mas sim a dos outros.

    Enfim meus parabéns, e continue a nos alegrar com seus poemas e se você tem esse DOM é porque "You are BORN THIS WAY"

    ResponderExcluir
  12. primeiramente. desculpa a demora amigo, aquele da tive que sair. :D
    mais bem que você disse que esse texto era um dos seus melhore, eu amei.
    me lembrou muito você mesmo, achei bem pessoal, meu ponto de ver tudo isso.
    esta incrível bem sua cara. te expressa totalmente.
    a cada dia melhor Amigo. :D
    um Abraço.

    ResponderExcluir
  13. veja bem, eu não disse que esse é um dos meus melhores textos, eu disse que é um texto que eu tenho um carinho especial. A diferença é sutil, mas significativa.

    ResponderExcluir
  14. Foi incrivel ler um texto tão prazeroso ,é uma leitura que faz vc refletir e o assunto abordado é de tamanha qualidade amigooooooooooooo.Parabénssss

    ResponderExcluir
  15. beem achei muito interessante e me atraiu muito esse texto.
    Eu quero falar sobre um trecho específico desse texto: "eu quero que a pessoas gostem de mim pelo o que eu sou e não pelo o que eu escrevo", acredito que para a grande maioria das pessoas conhecem seu blog (como eu) seja um pou difícil.Mas eu entendo o que vc quis dizer!!
    Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  16. Para quem escreve, o melhor texto é uma quimera. Será sempre o que está a ser escrito, o que estamos sonhando e aquele que, com o punho, escrevemos neste instante....

    ResponderExcluir