quarta-feira, 4 de maio de 2011

IM - PERFEIÇÃO



Sobre a perfeição pouco sei, nunca quis ser perfeito, e se um dia eu a quis foi nos outros, não em mim. Dei-me conta que era imperfeito quando notei que cobrava dos outros aquilo que nem eu mesmo poderia oferecer:  perfeição. Sempre havia um defeito, algo que poderia ser mudado, melhorado , algo que faltava, que poderia ser adiado. E só hoje eu sei que esta falta, este vazio que tanto me consumia não estava nos outros, estava em mim. A ideia da perfeição me fez ser imperfeito com o imperfeito mais perfeito que só o tempo me fez ver.
O problema é que admitir as nossas imperfeições, não nos torna menos imperfeitos, não apaga os erros ou faz o tempo voltar e de nada vale admitir os nossos defeitos se não estamos dispostos a melhora-los. (E embora eu afirme isso aqui, eu discordo em partes). Tudo bem se eu discordar de eu mesmo de vez em quando, né? Confesso, ainda que sob vaias mentais que não tenho a menor pretensão de mudar meus defeitos, sério...  Eu aprendi a gostar deles, me apeguei,  são partes de mim, como filhos rebeldes que a gente cria e aprende a amar incondicionalmente. Contento-me agora com as coisas que cabem no imperfeito, nada além do improviso, do espontâneo, do natural. Gosto mesmo é do inacabado, do humano, de tudo aquilo foge dos padrões, da norma, de tudo aquilo que soe único e verdadeiro.
 E foi quando eu desisti dessa busca pela perfeição que eu percebi que a vida pode mesmo ser
 surpreendente. Que as coisas não precisam ser exatamente como a gente quer ou planeja para que sejam inexplicávelmente inesquecíveis. Adoro redescobrir olhares, sorrisos, sentimentos, redescobrir o prazer das descobertas e resignificar até mesmo o conceito da perfeição.
Pode parecer o tipo de frase pronta que se lê numa dessas embalagens de balas ou bombons, mas a verdade é que hoje eu prefiro um amor imperfeito do que uma perfeita desilusão.


“A gente aprende amar a imperfeição, porque perfeito mesmo é aceitar as pessoas como elas são.”

Luan Emilio Faustino 04/05/2011  - 22:27h

23 comentários:

  1. "Gosto mesmo é do inacabado, do humano, de tudo aquilo foge dos padrões, da norma, de tudo aquilo que soe único e verdadeiro."

    Adorei isso! Amei o texto!
    Abs

    ResponderExcluir
  2. Amei muito o texto... cada dia me surpreendendo um pouco mais... me diz o teu segredo... rsrsrs... gostei muito...

    “A gente pode aprender amar a imperfeição, porque perfeito mesmo é aceitar as pessoas como elas são.”

    Obs.: Adoro quando vc pedi a minha opinião
    *-*


    Te Adoro Luan Emilio...

    ResponderExcluir
  3. Sou suspeito a falar e comentar sobre os texto... Adoro todos, muitos sei até de cor !
    Um talendo lindo e gigantesco. Parabéns !

    Tudo lindo. Há esse ultimo então. Perfeito :)

    @Lukasfrancoo

    ResponderExcluir
  4. Ahhhh! O imperfeito. É o que nos atrai, o que nos move, o que nos alimenta. O imperfeito é o combustível para as mudanças, mudanças que quase sempre são para melhor, já que dificilmente transformamos o que já está bom.

    O imperfeito é que nos encanta, algumas pessoas observam mais nelas mesmas a imperfeição e supervalorizam as qualidades das outras pessoas e quando percebem que as outras também são imperfeitas como ela se encantam ainda mais, se identificam.

    A parte em que você diz: "(E embora eu afirme isso aqui, eu discordo em partes). " Casou muito bem com o tema do texto, você mostrou que mesmo uma análise do imperfeito pode ser perfeita.

    PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  5. Lindo o texto Lú adorei............continue escrevendo cada vez melhor.........

    ResponderExcluir
  6. talvez, dizer que esse texto está maravilhoso seja pouco ... talvez não, é pouco.
    nao sei qual adjetivo utilizar para descrever o quão PERFEITO está esse texto...

    "Gosto mesmo é do inacabado, do humano, de tudo aquilo foge dos padrões, da norma, de tudo aquilo que soe único e verdadeiro."

    engraçado, porque esses dias mesmo me peguei pensando em como gosto das coisas/pessoas/momentos estranhos, aquilo que foge do normal hehe...

    e voce terminou o texto com uma frase tao linda, que fica impossivel nao querer usar ela pra sempre, escreve-la na parede do quarto,na agenda, nos cadernos ...

    "mas a verdade é que hoje eu prefiro um amor imperfeito do que uma perfeita desilusão."

    parabens Lu, por mais um trabalho magnifico.
    sabe o quanto sou tua fã, e o quanto te admiro ...

    s2

    ResponderExcluir
  7. Eu aprendi que a pouco tempo que não existe ninguém perfeito, as pessoas são o que são e pronto.
    Adorei o texto.
    Parabéns !

    ResponderExcluir
  8. Perfeição tbm seria os textos do luan, talvez até o luan, rs, ainda bem que não somos perfeitos!

    ResponderExcluir
  9. Quando eu disse que sabia que viria coisa boa estava certo.

    Todos nos um dia já nos cobramos a perfeição, alguns aprendem a amar a si mesmo, outros passam a eternidade presos nesse conceito de perfeição nunca atingido. E se martirizam o tempo todo.

    Gosto do imperfeito, gosto de alguns pontos da minha imperfeição, e de outros não! A nossa imperfeição particular, cria uma diversidade incrivel de pessoas ao nosso redor, movimenta a vida, cria o singular.

    ResponderExcluir
  10. Ninguém é perfeito em? Fato.
    Mas digamos que costumamos demorar um pouco para entender isso, principalmente quando estamos namorando. Costumamos cobrar a perfeição e na verdade o simples e o divertido do relacionamento é como você mesmo disse, a imperfeição!

    ResponderExcluir
  11. E aí Luan, sou eu Neto. Adorei o texto, e fiquei aqui pensando, se tudo fosse perfeito seria chato, porque não haveria erros, e devemos aprender com nossos erros.

    ResponderExcluir
  12. "hoje eu prefiro um amor imperfeito do que uma perfeita desilusão"

    Fico com essa frase.

    Adorei aqui :*

    ResponderExcluir
  13. É aceitando as imperfeições que nos tornamos perfeitos ou próximos disso, ser imperfeito não requer esforço, pois, o ser humano é dotado de defeitos, mas também possui virtudes, o mais difícil é reconhecer sua imperfeição, no momento que verdadeiramente reconhece suas imperfeições, passa automaticamente a ter uma visão diferente das coisas ao seu redor.Para alcançarmos a excelência há momentos em nossa vida que precisamos reconhecer nossos erros. Se acharmos que estamos sempre certos, que temos somente qualidades, teremos sérias dificuldades lá na frente quando cairmos em algum ponto. Como seres humanos, sempre caímos em algum lugar do caminho.Necessitamos entender e aceitar que todos temos imperfeições e essas imperfeições incomodam aqueles que nos cercam, procurarmos minimizá-las em nossas atitudes e o efeito delas no nosso dia a dia é fator preponderante para um bom relacionamento social ou afetivo e principalmente procurar mecanismos em nosso ser para conseguir conviver com as imperfeições alheias, mantendo o equilíbrio e a paz interior é a solução definitiva para o bem viver, você pode viver com as imperfeições, mas desde que não faça delas o motivo de suas desarmonias ou infelicidades, lide com elas de forma positiva e passe essas imperfeições para as pessoas como algo peculiar, exclusivo e agregue-as em sua convivência em grupo e principalmente se aceitando.

    ResponderExcluir
  14. Não é preciso ser perfeito para ser feliz,não precisamos da imperfeicao para sermos amados.Basta um simples olhar,uma simples palavra ou ate mesmo um dia de comvivencia para você desobrir se vale ou não ser perfeito ou ter imperfeicao...Basta ver a pessoa como ela é,com seus erros e acertos,dentro deste esta o perfeito e o imperfeito...

    ResponderExcluir
  15. Nossa que bela análise! Muito bom!!! Os defeitos as vezes se tornam tão belos , se os olhamos de outra forma. Excelente texto! Seu amadurecimento é nitido! Parabens!

    ResponderExcluir
  16. Adorei!me identifiquei muito com esse texto.Parabéns!

    ResponderExcluir
  17. perfeito luan amei muito muito a ver comigo o poema

    ResponderExcluir
  18. Imperfeções, algumas que nos levam à perfeição.
    E perfeição é esse texto.

    Lindo demais, Lu
    (L)

    ResponderExcluir
  19. A imperfeição é o fato de sermos o que somos hoje, é o fato de sermos amigos ou não, pois sem as nossas imperfeições nunca seriamos diferentes, ser igual é meio chato, não é ? rs. É por uma imperfeição incomum, boba, que acabamos nos tornando bem melhores do que seriamos se fôssemos perfeitos.
    As imperfeições são marcas, como próprias cicatrizes que só pertence a apenas uma pessoa, você. É com ela, que você pode evoluir, é com ela que você se torna melhor, qual é a graça de ser perfeito e não precisar melhorar em nada ? A graça de viver é sempre procurar ser melhor, é se surpreender com as coisas que você nem imaginava ser capaz de fazer.

    ResponderExcluir