sábado, 1 de janeiro de 2011

Sobre o Tempo e as Pessoas

 
O tempo... Às vezes me pego pensando no tempo e nas pessoas. Ambos passam em nossas vidas, a impressão que fica é quanto mais o tempo e as pessoas passam, menos chances temos de encontrar a tempo a pessoa certa.
Então se estabelece uma corrida não declarada, onde o trajeto não é definido, mas sempre nos leva à lugar nenhum, pois entre o tempo e as pessoas existe o acaso que faz com que todo o nosso esforço pareça em vão.
  A verdade é que os melhores encontros não são marcados, eles acontecem sem que possamos prever, nas esquinas da vida, nos olhares distraídos, no ato despretensioso de apenas querer chegar em casa.
  É engraçado e ao mesmo tempo desesperador pensar que ao passo em que conhecemos mais pessoas, menos domínio temos do nosso tempo, e ainda que ambos sejam indomáveis tentamos em vão administrar tudo aquilo que não nos pertence, pelo simples fato de querer pertencer a algo.
Mas... E se tudo for uma grande ilusão? Se o tempo não passar de uma invenção dos homens? Seriamos vítimas ou culpados? Peças ou jogadores? A metafísica me incomoda de tal forma, que se um dia eu a encontrasse num desses sonhos surreais, deixaria ela desnorteada com as perguntas sobre a sua própria existência.
E falam que o tempo é sábio e que as pessoas são tolas, e devem ser mesmo porque foram elas próprias que estabeleceram esse complexo de inferioridade. Porque não desafiar as instâncias do tempo? Quem foi que disse que o pra sempre é todo dia?
 Existem tantas pessoas que passam em nossas vidas, às vezes me sento em um desses bancos de praça e fico observando sem levantar suspeitas, é meio autista da minha parte, eu sei, mas eu fico ali imaginando qual delas valeria a pena uma abordagem repentina, ai eu ensaio mentalmente diálogos de primeiro encontro e antes mesmo que eu possa concluir meus pensamentos elas já se foram da mesma forma que chegaram.
  Dói, dói imaginar que entre uma delas poderia estar o grande amor da minha vida, e então eu meu culpo por minha falta de atitude até que outra parte de mim me absolve com o pensamento: “não se culpe seu tolo, se fosse o amor da sua vida, você o reconheceria”. Eu não tenho tanta certeza...
Acredito que o tempo seja o nosso melhor recurso para chegar até elas, ainda que o próprio seja uma verdadeira incógnita.
O tempo faz as pessoas, as pessoas se desfazem do tempo. Mas o mais curioso dessa história são as semelhanças entre o tempo e eu, talvez ele seja um pouco parecido com aquele garoto que fica sentado no banco da praça observando as pessoas passarem, e eu sei, que cedo ou tarde eu passarei por ele sem nunca mais voltar, até lá, eu só espero encontrar alguém, alguém que possa compartilhar comigo a essência atemporal dos sentimentos.

Luan Emilio Faustino 01/01/2011 – 19:55h

18 comentários:

  1. Um dos melhores textos que eu já li ,a cada dia o contexto de cada palavra fica melhor .Realmente me identifiquei muito com ele e é incrivel como vc consegue faezr cada leitor ler e se identificar.vc escreve sempre na medida certa .
    " tentamos em vão administrar tudo aquilo que não nos pertence, pelo simples fato de querer pertencer a algo." trecho perfeito

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Emilio , melhor parte >> Dói, dói imaginar que entre uma delas poderia estar o grande amor da minha vida, e então eu meu culpo por minha falta de atitude até que outra parte de mim me absolve com o pensamento: “não se culpe seu tolo, se fosse o amor da sua vida, você o reconheceria”. Eu não tenho tanta certeza...

    Parabens Emilio , um dos melhores

    ResponderExcluir
  3. É impressionante como você consegue expressar com palavras o que você sente, incrível, perfeito, não são definições suficientes para seu texto.

    ResponderExcluir
  4. Ótimo texto, muito lindo! Sua forma de escrever, de fazer com que os leitores se identifiquem com alguma passagem (ou todas) do texto e de nos fazer pensar e refletir é fantástica!

    ResponderExcluir
  5. Texto fantástico ! Melhor parte: "O tempo faz as pessoas, as pessoas se desfazem do tempo."

    ResponderExcluir
  6. Lindo o texto, tá de parabéns mesmo *-*

    ResponderExcluir
  7. Sabe, depois que li seu texto, parei pra refletir um pouco sobre a vida e o tempo, e tentarei me expressar da maneira que conseguir melhor:

    Eu sempre pensava que o passar dos anos era como um cd de música no modo Repeat, onde sempre que está preste a acabar a última música do cd, ele recomeça da 1ª música novamente.
    Mas o tempo é algo bem mais complexo que isso, pois apesar de poder ser as mesmas músicas, elas serão cantada de uma maneira completamente diferente.

    Mas agora percebo que não é importante essa contagem tola, pois o que realmente vale nisso tudo é o que fazemos de nossas vidas nesse período, os momentos, as realizações, os sentimentos envolvidos..

    Espero que a partir de agora eu não espere mais pra mudar a minha vida somente na virada de cada ano, poderei perder grandes momentos até que eu realize essa mudança.

    Enfim, falei demais. Eu realmente adorei seu texto, como sempre adoro. Aguardando pelos próximos e que você cresça a cada dia =]

    ResponderExcluir
  8. Achei muito criativo seu texto (y)


    Parabéns



    Cada dia mais fico gamada em seus poemas *-*

    ResponderExcluir
  9. Você sabe Emi, você é foda! Teus textos, não só esse, mas todos, são ótimos! Parabéns! :*

    ResponderExcluir
  10. Muitoo bom os textos!

    Blog LADY GAGA - ENTREM http://ladylittlemonsters.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Fantastico! Gostei da forma como narrou, as vezes se confundiu com o que é o eu e o que é tempo. Gostei dessa tecnica! Concordo com sua linha de pensamento o tempo é imprvisivel e ao msmo tempo temos medo do que virá e acrditamos que le nos ajudará. È uma grande ? . Parabens!

    ResponderExcluir
  12. Pow cara tu só faz textos fodas,dos quais esse foi o melhor que já li!!
    Cada vez mais tô me amarrando nesse blog!!




    P.s>é grande,mas valeu a pena de eu ler!! amei!

    ResponderExcluir
  13. É incrível como sempre me identifico com alguma parte de seus textos , a cada novo texto eu me pergunto " como ele sabe disso ? " , você sabe escrever , e não só escreve , você emociona , você encanta com os seus textos . .
    já estou aqui , ancioso para o próximo !

    Parabéns Luan , ótimos textos !

    ResponderExcluir
  14. Foi incrível, me identifiquei bastante, pesando como ele sabe tanta coisa, será que passa ou passou por isso, por ser um escritor jovem Nós leitores nos identificamos muito.
    A linha de pensamento está bem atual, Criativo, está dando para arriscar o Livro ae hem xD

    Grande Abraço

    ResponderExcluir
  15. já tinha flaado isso pra voce, mas ...
    achei esse texto INCRIVELMENTE lindo *-*
    é engraçado que eu posso nao me identificar com ele todo, mas com uma aprte, com certeza: "Dói, dói imaginar que entre uma delas poderia estar o grande amor da minha vida, e então eu meu culpo por minha falta de atitude até que outra parte de mim me absolve com o pensamento: “não se culpe seu tolo, se fosse o amor da sua vida, você o reconheceria”. Eu não tenho tanta certeza... " engraçado como voce consegue sempre escrever algo que eu preciso "ouvir" ... como agora, que eu to relendo pela MILESIMA vez, e só agora comentando,porque só agora esse texto fez um sentido maior pra mim ...

    enfim, parabens. e eu nao tenho mais o que falar pra voce...
    voce escreve INCRIVELMENTE BEM, coisas lindas, maravilhosas. me surpreende sempre.

    eu semrpe serei sua fã, aconteça o que acontecer !
    (:

    te amo

    ResponderExcluir
  16. Cara, parabéns!!
    você escreve muiiito! de verdade
    indico muito seu blog!!!
    sempre que puder vou dar uma passada aqui no seu blog pra ver se você colocou alguma coisa nova!!

    Valeu! abraço!

    ResponderExcluir
  17. Reclamamos a todo tempo que não temos tempo de nada, que os minutos passam cada vez mais depressa, que não se conhece mais ninguém, não se conversa com mais ninguém. Mas, até que ponto nós nos permitimos parar para conversar com o outro, ver o tempo passar? O mundo hoje não nos permite mais isso, e perdemos nosso lado autista de sentar em um banco de praça e simplesmente estar lá.
    Não se é permitido apenas estar em um lugar, você tem que agir, produzir. Senão você não será interessante para o mundo de hoje.
    Quero me permitir ser autista, parar quando precisar e dizer "hoje, vou ver o tempo passar pela minha janela, assim como as pessoas apressadas que passam a sua frente, sem notarem que ali há uma janela com alguém que não se preocupa como elas...".

    "A verdade é que os melhores encontros não são marcados, eles acontecem sem que possamos prever, nas esquinas da vida, nos olhares distraídos, no ato despretensioso de apenas querer chegar em casa." - lindo!!!

    Parabéns pelo texto... Maravilhoso.
    Bjs
    Laly

    ResponderExcluir