sábado, 9 de abril de 2011

Aonde está a poesia?



Tô cansado desse povo que não para de falar das mortes dos alunos no Rio de Janeiro. Não que o ocorrido não seja digno de  consternação, mas eu vejo nas pessoas muita hipocrisia, sabe? Elas questionam os porquês, procuram culpados e querem de alguma forma racionalizar o irracional. Ai passam-se duas semanas e ninguém mais fala sobre o assunto.  Até que surge uma nova tragédia e as pessoas entram no mesmo ciclo: choque, indignação, aquela sensação de mãos atadas e aceitação. Sim... Porque as pessoas acabam aceitando a situação, elas seguem suas vidas ditadas por um sistema capitalista que visa o individualismo onde a máxima  “tempo é dinheiro”  impede que elas desprendam um pouco mais do seu tempo para pensar, refletir e agir de acordo com os seus princípios.  Acredito piamente que não é da natureza humana essa indiferença que se dá graças a banalização da violência. As pessoas precisam resgatar a capacidade de se indignar com tudo aquilo que  as ferem de alguma forma, não só em frente a grandes tragédias como esta que assustam por causa dos números, mas também nas pequenas tragédias do cotidiano que de tão corriqueiras se tornaram banais. Mais do que se indignar, é preciso converter as indignações em atitudes. E é ai que eu quero ver! Eu quero ver essas mesmas pessoas que hoje choram, perderem um tempo do seu dia para fazer algo de bom ao próximo.  Eu quero ver elas quebrarem este ciclo de indiferença, que tornou o ser humano refém de sua própria carência. Será que elas fazem isso? Será que elas vão deixar de se preocupar um pouquinho com suas próprias vidas?  Difícil hein? Porque se preocupação com o próximo fosse algo rentável ai sim todos os problemas seriam resolvidos, mas infelizmente (ou felizmente) não é.  Nem só de versos se faz um poema, nem só de poesia se vive um poeta.  É por isso que eu estou aqui, falando sobre essas coisas que eu não consigo ignorar, porque convenhamos: nem só de indignação se faz mudanças. É preciso um pouco mais do que discursos comoventes e palavras bonitas para mudar o mundo, precisamos de bons exemplos, precisamos ser os exemplos.  Cada dia esta mais difícil encontrar a poesia neste mundo e nem por isso eu deixo de escrever . E você, não vai fazer nada porque é difícil ou vai dificultar mais ainda porque não é fácil? Pense nisso.

Luan Emilio Faustino 09/04/2011 16:04h

23 comentários:

  1. Eu também penso assim! Por isso não ligo a TV!
    Mas é assim ganham dinheiro com a mortes de anjos! =/ Agora? Só Deus, pra colocar o ponto final, na alma dos envolvidos!

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente a sociedade se porta cada vez mais de uma maneira materialista, os valores morais estão sendo deixados de lado e dando lugar aos pensamentos individualistas no que se diz respeito a visão de mundo. Por mais que existam as excessões, elas já não são mais significativas no cenário atual, pois, estamos tomados pelo caos e o mesmo nos tem levado a frequentes conflitos sociais e quando estamos falando de conflitos sociais estamos falando de ser humano, não importa a dimensão desse conflito,não queremos "causar" com nossos problemas e nem com os problemas alheios com base em sua proporção, queremos apenas dar solução a eles e resgatar tudo aquilo que nossa essência vem perdendo, a "poesia", aquela "poesia" que reverte ao amor e seus derivados que contribuem para a edificação de uma sociedade pacifica, digna, igualitária e fraterna.

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho que concordar
    é só uma questão de tempo para todo mundo esquecer
    na hora todos choram , mais depois é como se nada tivesse acontecido.
    fico muito triste com isso

    ResponderExcluir
  4. Desculpa discordar? Eu acredito que a indignação é sim um grande fator pra mudança. Quando está tudo bem, na calma, as pessoas estagnam e às vezes é preciso um choque para essas pessoas se moverem. Outra questão, é que as pessoas que se sensibilizam com isso, são as mesmas que se sensibilizam com o próximo que dorme na rua, que participam daquelas "sopas coletivas"... Eu digo isso porque eu convivo com varios tipos de pessoas, inclusive as que não dão a mínima para o que aconteceu. Não é hipocrisia, mas eu me assustaria sim, se não houvesse comoção popular com o ocorrido. A repetição do fato nos meios de comunicação é uma forma de pressão à política e a tentativa frustrada de encontrar um culpado, são os gritos silenciosos de parentes que buscam um conforto, pela enorme perda.

    Mas esse é só o meu ponto de vista

    ResponderExcluir
  5. As pessoas só se importam depois que as coisas acontecem .. Ninguém faz nada para previnir que aconteça; é muito mal fácil se lamentar pelo acontecido, do que fazer algo para nao acontecer! No fim, todo mundo é um pouco culpado! Amei o poema Luan, mais pessoas deviam pensar como você!..

    ResponderExcluir
  6. Mas a ação provém dai. Querendo ou não, pessoas se mobilizaram para a doação de sangue, estudantes de psicologia foram dar suporte às famílias... Com certeza serão criados movimentos embasados no ocorrido... Ninguém muda sem um cutucão.

    ResponderExcluir
  7. Veja bem, eu não disse q a indignação nào é válida, eu disse que ela sem ação é a mesma coisa que nada. É diferente.

    "pessoas que se sensibilizam com isso, são as mesmas que se sensibilizam com o próximo que dorme na rua, que participam daquelas "sopas coletivas"... "

    Minha sala intera de aula ficou sensibilizada com o que aconteceu e ninguém saiu dando sopa... Não se pode pegar um caso isolado e se aplicar ao todo. Afinal de cada de cada 1000 pessoas qtas dão sopa pro pobres? Acho que nem 0,5%. O meu intuito com o texto é justamente fazer as pessoas pararem de reclamar apenas e agir, seja dando sopa, atenção a alguém que precisa ser ouvido. Enfim...

    ResponderExcluir
  8. eu gostei, no meu caso teria usado outros termos, mas que dariam a mesma ideia, acho que esse texto com sua opinião poderia ter ficado mais amplo e com mais argumentos defendendo sua maneira de visar tal assunto, mas realmente concordo com você nesses aspectos, e acho que está faltando mais poesia, mais lirismo, mais preocupação vinda do coração e não apenas pelo fato ocorrido ter sido uma tragédia, de que adianta dizer que temos que mudar o mundo se cada um vira seus olhares para o próprio umbigo e se esquece dos demais, está faltando mais, o ser humano está sendo cada dia menos presente em tudo, até nas coisas que aparentam ser mais banais (para alguns) como a leitura e análise de um simples poema, falta mais, e todos estão exigindo sempre menos de si mesmos, para dar o primeiro passo basta levantar a perna e colocá-la adiante, adiante mesmo do próprio mundo fechado, romper as barreiras do mundo particular e viver como um todo.

    ResponderExcluir
  9. Hipocrisia é o que move grande parte da população brasileira de hoje em dia. Chega ser mais frustrante acompanhar determinados comentários e indignação falsa de algumas pessoas do que lamentar o ocorrido, mas enfim, eu sempre vou amar os seus textos. s2

    ResponderExcluir
  10. Não somos melhores do que os que partiram.

    Falar, não ajudará em nada; ter uma postura "revoltada" não ajudará em nada.
    Na maioria das vezes, o silêncio e uma boa atitude, valem muito mais!

    Parabéns Luan! :)

    ResponderExcluir
  11. A Sociedade a cada dia consegue se superar mais e mais no falso moralismo, o caso dos Nardonis foi um baque tão grande que hoje não se ouve mais nem um ruído se quer sobre o assunto. Irônico não?
    É nessas horas que na minha opinião a sociedade brasileira em si, finge se preocupar com esses assuntos, finge ser um povo solidário, ela consegue criar uma "máscara" tão bem modelada que faz parecer estar preocupada com o rumo que o país está tomando mas como você mesmo disse, a unica coisa que realmente importa é o dinheiro.

    ResponderExcluir
  12. Temos de ver a sociedade como um todo, de uma pequena vila até os mais grandes centros urbanos. A questão do choque e inconformismo é dado a esse caso por ser um fato inédito, mas aqui no Brasil, vale lembrar. Dizem que brasileiro não se contentam com seu país e com seus hábitos, vistos como desnecessários em relação a grandes potências globais. Não me diga que todo europeu é contente com seu país. É surpresa para nós lermos em um jornal de protestos na Inglaterra ou Itália...? Um dos grandes problemas da sociedade, portanto, levando sim em consideração a classe social e econômica é a efemeridade. Logo tudo isso passará. É bom, sim, chorarmos, no qual vamos e venhamos muitas dessas lágrimas são de crocodilos, uma vez que isso "não é problema meu".

    ResponderExcluir
  13. Adorei a crítica que vc disserta em seu texto pq ele consegue falar com palavras claras o que realmente acontece na sociedade.como Vc memsmo disse ,no texto o mundo é "um sistema capitalista que visa o individualismo" e infelizmente por mais que seja construidos textos e mais textos ,reportagens e mais reportagens ,passa semanas e vão se esquecer e não vai mudar nada, porque isso vai levar centenas de anos para tocar realmente todas as pessoas e eleas mudarem naturalmente ,mas o processo é longo ..

    ResponderExcluir
  14. Faço o possível (ou talvez até o impossível), pra me tornar esse exemplo. E sim, é disso que nós humanos precisamos, de pessoas com trajetórias boas e admiráveis para nos espelhar, mas isso nos falta infelizmente. Não posso me esquecer também de que precisamos deixa um pouco o nosso comodismo e egoísmo de lado e agir em benefício ao próximo.

    Estou totalmente de acordo com o você meu querido.

    Beijos
    Att: Joseana Andretta

    ResponderExcluir
  15. Parabens! Concordo com tudo que vc disse! não adianta lamentarmos se n nos movemos.

    ResponderExcluir
  16. Eu voto a favor!
    Concordo plenamente, infeliizmente!

    ResponderExcluir
  17. nossa ficou muito bom o texto, tudo o que você disse nele acontece mesmo, essa é a nossa sociedade.

    ResponderExcluir
  18. Falou tudo nesse texto. Infelizmente é assim, todos fingem se comover, mas não fazem nada além de criarem comunidades no orkut e dizer que vão rezar. Não adianta rezar depois que o mal já foi feito, não adianta dar valor às pessoas depois que elas já se foram.

    ResponderExcluir
  19. Hipocrisia, mediocridade, indignação fazem parte dessas pessoas que culpam a falta de sentimento ao proximo, pela carencia de tempo. Por que para eles "tempo é dinheiro". Falta atitude e coragem de querer mudar.
    Mudar não é facil, mas cada um tem de querer.

    ResponderExcluir
  20. A sociedade em geral se "preocupa" demais com a vida das pessoas, porém, ela vive criticando, injustiçando o ser humano, sem dar conta de que ela tambem erra, age por impulso...
    Do que adianta a midia ficar expor 24 hrs por dia a tragedia ocorrida no RJ?
    Claro, que isso é uma noticia, e que nós precisamos saber, porem, "ela" tras a noticia com mais impacto do que o que realmente é, e fica exposto por um determinado tempo, ate que eles veem que isso nao gerara mais indignação e nem IBOPE e logo buscam outra noticia bem pior que a ultima e assim vai indo...

    José

    ResponderExcluir
  21. Concordo plenamente, Luan. Não basta ver tv, ler o jornal, se narcotizar pela mídia e depois pensar "ah, já estou informado, tudo isso é um absurdo, sei o que deve ser feito, mas já é hora de dormir porque eu tenho que trabalhar amanhã". E o pior de tudo foram os "jornalistas" procurando, ávidos, um testemunho emocionado, de preferência o testemunho de uma mãe, de preferência que ela estivesse chorando. Tudo em nome de uma notícia que mal será lembrada daqui a dois meses. Que fim levou o caso João Hélio, por exemplo?

    ResponderExcluir
  22. Eu sei!! Pq eu corri atras, os assaltantes do carro ja estão livres. ISSO É BRASIL!!

    ResponderExcluir
  23. É, pois já estava escrito que nós não iríamos nos compadecer deles. e iríamos nos conformar com tudo que iria acontecer. e ai está acontecendo.
    Eu gosto muito de saber que você como eu se preocupa a também acha que sem ação, sem mudança não vale de nada.
    Parabéns. :*

    ResponderExcluir