sábado, 27 de novembro de 2010

Seria? Será? Seremos!

   Rio de Janeiro Novembro de 2010


Seria este o fim anunciado?!
Seria apenas mais um sonho terminado?
Seria ele um garoto amedrontado?
Ou um sorriso que pra sempre foi negado?

Seria o dia que se segue fantasia?
Seria belo o nascer do novo dia?
Será que a vida simplesmente assim queria?
Ou será certo afirmar que não seria?

Será que o mundo não se cansa de chorar?
Será que sempre os inocentes vão pagar?
Será que alguém nesse Brasil pode escutar?
O grito rouco que não pode mais calar?

Será que a vida voltará a ser vivida?
Será seguro do outro lado da avenida?
Será que temos um refugio, uma saída?
Será que o amor fechará nossas feridas?

Seremos nós prisioneiros desse medo?
Seremos parte se não agir quando devemos?
Seremos vivos para ser o que queremos?
Ou já morremos sem saber pra que viemos?

Seria fácil, se não fosse tão difícil.
Será mais fácil esquecer, não dar ouvidos.
Seremos fracos e aos poucos corrompidos
Seremos todos os culpados coagidos

Luan Emilio Faustino 13 de fevereiro de 2007 (02:44hs)


Este poema foi escrito em 2007 em homenagem ao menino João Hélio que morreu após ser arrastado por um carro em fuga. Os assaltantes envolvidos no caso ja estão todos livres #Reflita

Infelizmente o poema continua atual, porque não se trata apenas da morte de um menino, se trata de um símbolo da violência que atinge a todos, inclusive os inocentes. A gente vê nos jornais a violência explodindo no Rio de Janeiro, São Paulo, mas a verdade é que somos coniventes com tudo isso que esta acontecendo. Enquanto o tráfico de drogas e de armas for mais organizado que nós, pessoas de bem, o crime, o medo e o pânico não vão acabar.
 Criar TAG's no Twiiter como
#paznoRio, pode até ser uma atitude bonita de esperança, mas não muda em nada a nossa realidade. As pessoas precisam parar de se acomodar atrás de seus computadores e entender que reclamar, comentar e assistir a desgraça alheia ou mesmo a própria desgraça não muda em nada. 
 Eu não quero propor a anarquia ou a violência generalizada, mas as coisas precisam começar a mudar, seja na hora do voto, seja no engajamento politico e na luta diária pela justiça e verdade.

5 comentários:

  1. Lindo poema!!Realmente eu tb acho que apenas refletir ,pedir paz não adianta e nem nunca vai adiantar ,as vezes temos que revolucionar ,talvez tudo que esteja acontecendo hoje seja para mostrar que a única solução é explodir tudo mesmo p arrumar o Brasil .

    ResponderExcluir
  2. Atual. Através do texto podemos refletir o cotidiano. Percebemos que não houve mudança no contexto social. É infima a capacidade do ser humano de tentar mudar, devemos cobrar da sociedade e de nós mesmos, sem perdermos a esperança.

    ResponderExcluir
  3. o poema, preciso falar? achei lindo, e por mais que tenha sido escrito em 2007, é tao atual ... Infelizmente vivemos nessa sociedade,e eu fico pensando, refletindo sobre como agimos em relação a esse violencia generalisada .
    No fundo, por mais que todo mundo se comova, queiram fazer 'protestos via twitter', coloquem #paznorio, I Love Rio, a maioria dapopulação está acomodada.
    mas até quando podemos ficar de braços cruzados? esperando que algum familiar,algum amigo nosso seja vitima de algum bandido,pra ai ter coragem de começar a querer agir, de alguma forma ? Não adianta nada ficarem culpando policiais ou bandidos, a culpa está muito alem deles. Acredito que enquanto as pessoas continuarem CEGAS, acreditando que tudo o que passa na tv é a verdade absoluta, nada vai mudar. A violencia que vemos hoje, é reflexo da educação de baixa qualidade, da corrupção na politica e na policia. Enquanto GENTE GRANDE estiver ganhando dinheiro as custas da vida de inocentes, isso vai continuar.

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente é uma realidade que vivemos hoje em dia, e tem sido muito dificil acreditar que vai mudar, espero uma ação divina, pois assim só vai piorar, não dá assim não dá, Luan você como sempre colocando palavras sabias e de apoio nesse dias difíceis, dando uma pouco de cultura e esperança nos corações.

    Obrigadp ! <3

    ResponderExcluir
  5. hehe...pensou bem na questão da esperança neh...hehe...zueira...adoro tudo que escreve...mesmo mesmo...tah...
    Bjim Bjim...

    ResponderExcluir