terça-feira, 23 de novembro de 2010

Sobre a fé que não tenho

Parece que o desafio maior da humanidade sempre esteve relacionado com a fé, ou seja, aquilo em que acreditamos espontaneamente, pelo simples fato de acreditar e não porque nos disseram que era o certo.
As pessoas acreditam no poder de mudança de Deus, mas não acreditam mais no poder de mudança das próprias pessoas, mesmo um sendo a imagem e semelhança do outro...
Sinto-me na contramão do mundo, enquanto a maioria prefere vestir à roupa do “realismo” e se privar das frustrações, se esquecendo assim que não acreditar nas pessoas e uma forma indireta de descrer de si mesmas, eu descrente de Deus acredito nas pessoas.
Todavia, a fé não é algo que se transfere como o conhecimento, ela não se planta como a soja e tão pouco se ganha como herança, e você pode reparar: o mundo divide-se praticamente entre as pessoas que impõem a sua fé e as desprovidas de fé que se subdividem entre as apontadas e as que fingem ter uma fé.
Qual é o crime maior: punir alguém pelo o que não acredita ou ser punido pelo o que acreditam os outros? Afinal como posso crer em algo que descrê de mim, que descrê da forma que reconheço o amor?
O mundo é uma contradição, um verdadeiro paradoxo, matam em nome do Deus da vida, guerras são criadas para alcançar a paz, e você quer acreditar que o bem existe, mas não consegue reconhecê-lo nem em seus próprios atos.
A gente cresce acreditando que tudo é uma mentira, que a cegonha fora criada pelos conservadores, que o Papel Noel só existe no mundo capitalista e que a mesma igreja católica que elegeu a avareza como um dos 7 pecados capitais, não derreteu o trono de ouro do Papa para diminuir a fome da África.

E antes que me perguntem, já me adianto: não, eu não sou ateu. Eu apenas tenho dificuldades para entender esse Deus que nos cobra pedágio para garantir o nossa entrada no céu. Mas talves isso seja apenas coisas dos homens, enfim...
E quando me perguntam: “Afinal, no que você acredita?” Eu penso um pouco para não ser negligente, refaço a pergunta para mim mesmo e respondo: "a vida é o único milagre verdadeiro em que devemos sempre acreditar."

Luan Emilio Faustino – 12/01/10 – 12:29hs

Ispirado na frase: "A vida é o único milagre verdadeiro em que devemos sempre acreditar." (Nelson Barh)

5 comentários:

  1. "Você, pode não parecer com meu jeito de ser
    Mas você é muito especial."

    Bjoo!!

    ResponderExcluir
  2. Luan, é só nisso que vc tem que acreditar...no milagre da vida...e em mais nada...acreditando nisso...vc vai ver Deus em todos os "cantos"... cada um tem aquilo que escolhe...e se não teve escolha, tem porque merece...um dia ele vai entender isso...no mundo que vivemos hj, temos duas escolhas...ter fé...ou não...tendo fé vc tem esperança...que um dia pode tudo melhorar, que tudo pode mudar, pode nem ser tudo, pq tudo que é perfeito demais, é chato, e se não tiver fé...desculpa não sei te dizer se escolher essa opção, minha fé, é oq me leva acreditar que esses sonhos surreais que tenho pode se tornar verdade...se não se tornar, eu acreditei...
    Gostei muito do que disse... gosto da forma que coloca suas palavras, não agredi nem um cristão, nem um ateu, admiro muito vc...
    Bjim Bjim...da Phâm...

    ResponderExcluir
  3. Superou-se nesse texto.O uso das suas palavras foi inexoravel. Soube criticar sem discriminar. Sua critica foi imparcial, por que soube como coloca-la, expressando sua opinião de uma forma clara, atual e de um modo singular.

    Parabéns...

    ResponderExcluir
  4. Luan eu concordo totalmente com esse poema , acho qe se fossem em tempos atrás você poderia ser queimado ou decepado , UAHSAUH {brincadeirinha}

    acho qe o homem tem se aproveitado cada vez mais da fé dos outros em Deus para conseguir coisas para sí , ér realmente dificil acreditar em algo incerto , como o caráter de uns e outros ..
    mais um dia ,quando chegar a hora nós saberemos se estávamos errados em não pagar um dízimo'zinho á igreja , UAHSUAH

    Luaan , adoro os seus poemas , você tem um dom e tanto cara . Parabéns mais uma vez ! :D

    ResponderExcluir
  5. Muito bom.
    Gostei mesmo,
    e concordo com você sobre esse tema aí...

    ResponderExcluir