domingo, 1 de abril de 2012

As verdades das mentiras



Estive pensando... Existem muitas mentiras nas supostas verdades, mas também existem verdades nas mentiras... Claro que não são verdades convencionais ou fáceis de se descobrirem, mas uma vez descoberta a mentira, a verdade aparece em um efeito dominó. Sim... Primeiro se descobre a verdade de um determinado fato e depois tenta-se descobrir os motivos que levaram a pessoa a mentir, até porque como diria DR. House “É uma verdade básica da condição humana que todo mundo mente. A única variável é sobre o quê” . Nem sempre a resposta que encontramos são reconfortantes ou nos trás paz de espirito, existem muitos tipos de mentirosos: os que mentem para tirar vantagem, os que mentem por pura covardia, os que mentem para tentar amenizar uma situação, e também tem os mentirosos pseudo autruista (esses são mais complicados de se lidar, pois insistem na mentira mesmo depois de descobertos) eles argumentam “mas eu menti, pra te poupar”. AFF... Pior que existem pessoas que caem nessa, tipo eu sabe? Mas o importante é a capacidade que temos de aprender com os nossos erros, afinal a única tragédia completa é aquela em que não tiramos nenhuma lição. E eu aprendi tanta coisa nesses ultimo tempos... Coisas que eu já sábia e tinha lido em algum lugar, como: “o amor é cego”, “as pessoas não mudam de uma hora pra outra”,  e tantas outras frases e conselhos que eu ignorei porque eu queria ser a exceção. É bem isso mesmo, eu queria provar pra todos que acreditar no coração poderia valer a pena, que lutar contra tudo e todos por uma causa em que se acredita seria algo nobre. Mas eu acreditei sozinho... E sozinho também eu desacreditei das coisas que vim a descobrir. A verdade é que as pessoas mentem por tão pouco, mentem tão desnecessariamente, que  eu me questiono se a verdade seria algo assim tão ruim, para as pessoas abrirem mão dela com tanta facilidade. Complicado esse mundo de hoje onde as pessoas estão mais preparadas para a mentira do que para receber a verdade, já repararam? Elas pedem para você ser sincero e se magoam quando ouvem o que você pensa de verdade... Tudo fruto dessa cultura onde mentira e educação se confundem. Eu queria que este texto fosse como uma redação de ENEM ondem ao fim dele eu tivesse que propor uma solução para o problema, mas as coisas não são tão simples assim, porque ainda que eu diga, escreva, grite as verdades do mundo, isso não fará com que existam menos mentiras nele. O jeito é tentar não se corromper e ter em mente que viver a verdade é uma arte que requer coragem! 


Luan Emilio Faustino  01/04/2012 - 17h25

Nenhum comentário:

Postar um comentário