segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Enlatados



O mundo tem evoluído em uma velocidade que poucos conseguem acompanhar, sabemos cada dia mais do mundo e cada vez menos de nós. São tantas coisas para se inteirar, que perder tempo com autoconhecimento chega a ser uma vaidade que o sistema não costuma perdoar.
Você não precisa pensar no que você é, existe um mundo que faz isso por você, crescemos em meio aos rótulos e códigos de barras invisíveis que nos qualificam de forma silenciosa e nos condenam as prateleiras de um supermercado que esta sempre em liquidação.
Estamos nos vendendo como produtos descartáveis, nossas embalagens bem elaboradas visam aguçar os olhos de um consumidor que na maioria das vezes nos compra por puro consumismo, só pelo prazer da compra.
O bom comprador, esta a procura da verdadeira oferta, não é aquela em que o preço se desvaloriza a tal ponto em que se indaga a qualidade da mercadoria. Ele procura um produto que atenda a suas reais necessidades, gastando se preciso a sua preciosa sola de sapato e resistindo as tentações das prateleiras bem arquitetadas que nos atraem como moscas à luz.

Estamos na fila de um caixa rápido que corre sabe Deus para onde...

Nota-se tanta pressa nas mãos que nos tocam, que a impressão que se têm é que viemos de fábrica com um aviso sublinhado em que se lê: “Produto para consumo imediato”.
É tão triste concluir que ignoramos o prazo de validade das nossas relações e vivemos apenas o momento tendo como certo a existência dos produtos similares que se multiplicam.
Pudera cada um de nós desenvolver a capacidade de tornar-se um produto limitado, não pelo o mundo e seus padrões, mas pelos sonhos que são inerentes aos que não se limitam a realidade. Sejamos exclusivos, renováveis e porque não produtos biodegradáveis?
Existe um produto destinado a cada tipo de consumidor e embora não saibamos ao certo de onde viemos e para onde vamos nessa esteira da vida, temos como certo a condição de produtos perecíveis ao tempo.
Você pode se sentir o lançamento da semana hoje, a marca de confiança amanhã ou ter a constante sensação de estar fora da prateleira que deveria estar. Você não esta sozinho, mesmo quando quer estar.
Já não cabe aqui falar do clichê dos que negligenciam o conteúdo, cada um sabe ou deveria saber o que deseja carregar em sua fórmula, seja ela secreta como a da Coca ou de conhecimento geral, cedo ou tarde alguém terá o interesse de ler as suas informações.
Nessas horas se faz importante lembrar que propaganda enganosa é crime, aonde a maior vitima é o praticante do delito que por medo de vender o que se é, acaba comprando uma ilusão, da qual ninguém quer comprar, trocar e muito menos consumir.

Luan Emilio Faustino 24/05/2010 - 11:59h

5 comentários:

  1. Por mais que tentamos nos enganar
    pensando que as coisas são boas
    Que as pessoas se amam que as coisas
    Não parecem ser o que é.
    As pessoas hj não tem mais amor próprio
    ninguém nem diz bom dia ao vizinho
    ou para as pessoas na rua,
    e todos saem vão para seus lugares
    de diversão para FICAR todos fazem isso
    e isso é apenas um uso rápido
    do corpo do próximo sem nem saber
    a personalidade da pessoa nem nada
    sem conquistar sem nada apenas faz
    uma pergunta e pronto.
    A Verdade de tudo é que as pessoas
    perderam seu valor, ninguém mais
    da valor em ninguém, algumas
    meninas dão seu corpo para rapazes
    que nunca viu na frente, isso
    esta muito errado devemos
    saber amar o nosso corpo e o
    do próximo já que ele é
    imagem e semelhança de Deus.

    ResponderExcluir
  2. Texto muito interessante, serve para todos lerem sem dúvidas, você tenta mostrar uma outra face da realidade, a que talvez não percebemos direito, hoje o ser humano perde a valia, uma sociedade voltada totalmente para o oportunismo, consumismo e o individualismo....nem se quer dão valor a quem possa ter, somos produtos sim, com toda a ctz, e nessa sociedade metarmófica ainda, onde quase sempre temos que nos inovar, ou melhor nos reiventar...., é muito difícil sermos destaques de prateleira, o "produto" humano perde seu precioso valor, a sua essencia e deixa o rótulo tomar conta...infelizmente a sociedade nos preciona a sermos assim, é algo já condicionado, a embalagem fala mais alto, os valores estão se extinguindo....talvez tenho me equivocado na interpretação do seu texto, mas o compreendi dessa maneira
    mas de qualquer forma esta de parabéns, você é um excelente critico.

    ResponderExcluir
  3. Texto perfeito! Fala tudo, nos faz refletir; é triste isso, somos rotulados e muitas vezes não nos damos conta disso... O legal é sempre ser vc mesmo! :D

    ResponderExcluir
  4. Maravilhosa analise desse mundo moderno em que vivemos, onde os valores foram convertidos em cifras. Onde tudo tem marca, rotulo e tempo de ser consumido. Parabens

    ResponderExcluir
  5. Lu de novo muito lindo seu texto
    faz com q refletimos um pouco
    Parabens
    amo seus textos e poemas *-*

    ResponderExcluir