sábado, 16 de outubro de 2010

Follow Me



Este não é um texto feito para entender o twitter, é um texto criado para pessoas que usam o twitter se entenderem.

Você já parou pra pensar como a sua geração será lembrada? Quais serão as suas referencias? Na velhice, quando você olhar pra trás e resolver resgatar em sua memória debilitada, o que você vai lembrar de ter feito na sua juventude?
 Tenho certa aversão por textos que começam com vários pontos de interrogação, sobre tudo quando eu estou escrevendo, até porque caberá a mim, autor das perguntas responder aquilo que ingenuamente fora levantado de forma aleatória.
   A maioria de nós passa mais tempo na frente do computador do que na presença dos familiares, mas tudo bem, não vamos vilanizar os computadores, afinal se não fossem eles certamente os jovens achariam uma forma alternativa de se distraírem de tudo aquilo que eles julgam monótono e/ou ultrapassado.
  Então se cria uma barreira imaginária, um universo paralelo de possibilidades infinitas, resumindo: se cria uma conta no Twitter. É um momento realmente significativo na vida de qualquer internauta, onde ele passará a condicionar as suas idéias em um espaço delimitado em 140 caracteres.
É de uma democracia incrível, esse lance de espaço igualitário, porém nós sabemos que a inteligência para preencher tal espaço não é distribuída da mesma forma. (1 minuto de silêncio pelos tweets descabidos que já li).
Mas nada, NADA chama mais atenção nessa rede social do que a carência generalizada das pessoas; é de uma falta de orgulho próprio declarada  que chega a ser preocupante, de tal forma que eu me questiono: mas porque raios motivos elas querem tanto que eu as siga e saiba sobre a suas vidinhas desimportantes?!
Sei lá... Pedir Follower é igual pedir que digam que te amem, você sabe que mesmo que a pessoa o faça não será orgânico, então porque você faz?! POR QUÊ?!
Qual a vantagem de ser seguido e de seguir alguém que você não tem o menor interesse? Status? Platéia? Ou será que no fundo a quantidade de followers é proporcional ao vazio que transcende o mundo virtual?
 Então elas se sujeitam a seguir pessoas desconhecidas na esperança que uma ou outra se compadeça e retribua a gentileza, mas o mais incrível é constatar que o único diálogo que essas duas pessoas travaram na sua vida virtual inteira se resume em: “estou seguindo @fulano " que é respondido com um “ @fulano estou seguindo você também”. Pra que isso meus Deus?!?
 Estamos deixando de viver em plenitude para relatar o marasmo, o #tédio, descrevendo nossas dores, duvidas e angustias à espera de um Retweet que nos faça sentir menos sós, que nos mostre que não somos os únicos a sentir, achar e viver determinados sentimentos, opiniões e situações.
 Não quero parecer hipócrita, sou twitteiro, mas existe uma grande diferença entre usar uma ferramenta e se tornar escravo dela. Li em algum lugar a frase: “você é aquilo que você segue”. Acho que você mesmo pode responder essa: se você segue pessoas estranhas, o que você será para você mesmo?


Luan Emilio Faustino 16/10/2010 – 21:17h

17 comentários:

  1. Ameii o texto ,bem crítico com uma forma de humor negro uhauauhaa um texto bem moderno e despojadooo .Parabens luhh
    "Não quero parecer hipócrita, sou twitteiro, mas existe uma grande diferença entre usar uma ferramenta e se tornar escravo dela" Fato!!!

    ResponderExcluir
  2. admiro seu senso crítico, adorei o modo que você abordou esse tema, mas sem se aprofundar tanto nos exemplos para não fugir do tema principal

    ResponderExcluir
  3. O Texto tem sentido, eu mesmo uso o twitter para fazer amizades, mas muitas vezes é por carência, parabéns \o

    ResponderExcluir
  4. Texto ácido, mas tenho uma visão interessante sobre o twitter, pode concordar ou não...O Twitter é uma ferramenta de comunicação extraordinária.No momento meu twitter esta perdido na rede...hehe, mas pretendo criar uma nova conta, pois,compartilhar ideias e pensamentos é importante. Acredito que tenho algo a ensinar, aliás todos nós temos..Evan Willians, Biz Stone e Jack Dorsey, criadores do Twitter, uma plataforma social tão envolvente, viciante e revolucionária,com grande poder de mobilização.
    O Twitter representa um estilo de vida, objetivo e conciso, porém acredito que deve ser usado de forma ponderada e sem exageros,vida pessoal e "puns" do dia não podem ser comentados o tempo inteiro...convenhamos que com finalidades concretas e positivas pode se tornar uma excelente ferramenta pessoal e profissional, um exemplo talvez até exagerado de minha parte mas vou citar é do atual presidente dos E.U.A., Obama havia construído um espaço de captação de recursos para campanha. O poder de mobilização que construiu em poucos meses foi fantástico. Sua base de seguidores, hoje consolidada, é capaz de mudar pautas e votos do
    congresso....incrível é fato, sei que fui um pouco além com isso, mas por esse lado defendo a rede e como tudo na vida que se torna mau gerenciado vira "merda", o TWITTER é mais um de muitos.

    TWITTER = sintetizar assuntos em 140 caracteres HEHE....não é muito minha especialidade, mas ser objetivo é uma virtude.

    Sua visão é interessante, não se equivocou, apenas retratou o outro lado da moeda, foi coerente em vários pontos e deixou bm claro que o ditado centenário "DIGA COM QUEM ANDAS QUE DIREI QUEM ÉS" faz sentido ou melhor "DIGA COM QUEM TWITTAS QUE DIREI QUEM ÉS"hehe

    ResponderExcluir
  5. Você falou tudo nesse texto twitter foi criado para seguir pessoas certo?.... Quem são meus amigos não precisam dele para saber de minha vida. Não tenho vontade de saber de vidas de pessoas que não conheço.... Atores atriz cantores etc, é só você abrir os jornais ligar a TV que você sabe tudo sobre eles... Tirando que você será lembrado por um bom tempo não só por você mais por todos seus seguidores.... Parabéns por esse texto.... Nada contra quem tem!

    ResponderExcluir
  6. Cada um tem uma visão sobre twitter..felizmente eu uso para interagir com pessoas de outros locais, ou até mesmo pessoas próximas que não tenho contato direto..acho que como toda ferramenta tem seus pontos positivos e negativos e é justamente a maneira como as pessoas utilizam essa ferramenta que acho preocupante..sou mais velho, não sou dessa "nova" geração e acho que a futilidade é algo que infelizmente representa bem grande parte dessa galera mais jovem...mas enfim..gostei do texto..e acredito que a questão central gira em torno dessa sociedade alienada que há muito tempo perdeu o real sentido das coisas...

    ResponderExcluir
  7. Adorei, é ótimo e totalmente verdade o que você falou. ♥ Você escreve muito bem, parabéns *-*

    ResponderExcluir
  8. É eu já parei pra pensar nisso e concordo com seu texto.
    Uma vez até tuitei que o Twitter se tornou um lugar de pessoas com carência afetiva rsrs.
    O Twitter é um lugar pra você escrever o que vc nunca diria pra alguém em público e é isso que torna o seu Twitter interessante que atrai seguidores, sua criatividade.
    Mas algumas pessoas não vêem assim acham que é um lugar de ganhar números, qto mais nºs vc tiver mais "famosinho" é considerado. E é claro muita gente ganhou o mundo com o Twitter e o objetivo de algumas pessoa se tornou isso: APARECER e quem sabe ser seguido de volta por algum "famoso", e não interagir com opniões e fazer amizades com grupos do mesmo interesse.
    E outra coisa que percebi é que o Twitter é o exato reflexo da vida real, as pessoas só dão real atenção pra quem é popular, tem muitos sem tanta popularidade que tem ótimos tweets mas ninguém da a atenção devida.
    Acho que ta bom né? Se não deixa de ser comentário pra virar um post haha.
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  9. Adorei a forma como foi escrito, o ponto de vista que foi exposto no texto. Parabéns Luan :D

    ResponderExcluir
  10. twitter um mal necessário, ferramenta de trabalho ou diversão? são questões que não tenho idéia das respostas.
    AMEI! mandou mto bem como sempre! PARABÉNS! :)

    ResponderExcluir
  11. Eu concordo em gênero, número e grau com o seu texto.
    A maioria dos usuários do Twitter não entendeu qual é o verdadeiro sentido dessa rede social, que, na minha opinião, nem pode ser chamada de "rede social". O propósito do Twitter não é fazer amizades ou bater papo, o Twitter te oferece muito mais que isso. A ferramenta principal do Twitter chama-se INFORMAÇÃO. E quando você segue as pessoas certas, você adquire conhecimento e fica sabendo de tudo o que ocorre em diversos segmentos e setores da sociedade.
    Só que grande parte dos usuários do Twitter não sabe disso e acaba utilizando o Twitter como um "Orkut sem fotos", e passam horas batendo papo e "adicionando" amigos.
    O Twitter é mais que isso. E ele só vai fazer sentido quando seus próprios usuários aprenderem a utilizá-lo.

    Parabéns pelo texto, Luh, falou tudo!

    ResponderExcluir
  12. Texto Bastante Critico.

    O texto está cheio de pontos sarcasticos e cômicos, o que de certa forma é um aspecto novo, na minha opnião, dentro do estilo de escrita dele.
    Os temas mais marcantes deste texto são a Solidão , a futilidade e a perca de tempo. Apesar de abordar com bastante informalidade o tema Twitter, questiona o uso feito desta ferramente e critica o fato de haver tanto teor tecnológico na comunicação e tão pouco conteudo no que se esta comunicando, propriamente dito.

    Criticas que para alguns podem incomodar por sentirem-se atingidos com a realidade. Mas não poderão negar que há verdade no raciocício e tão pouco se poderá encontrar argumentos que contradiga-os.

    ResponderExcluir
  13. Acho que a única vantagem de ser seguido por pessoas desconhecidas é a publicidade, se vc tiver uma banda ou trabalhe com eventos, algo assim. Mas pra pessoas comuns que não usam o twitter como ferramenta profissional, o pedido de follow torna-se algo incoerente. Ótimo texto (; @AnaaJackson

    ResponderExcluir
  14. Há muito oq se aprender ainda no twitter.
    Quantos não colocam um ponto (.) antes de um nome de alguém pra mostrar pra todo mundo a sua conversa privada, que ninguém queria saber?
    E quantos ainda dão RT em todos os Replies mandados, só pra mostrar o quão "legal e popular" é?

    Lamentável, realmente lamentável.

    ResponderExcluir
  15. Nossa disse tudo. As pessoas transportam toda a sua carência para o mundo virtual afim de criar uma vida da qual elas não tem e gostariam de ter. Não as condeno mas vai chegar a hora em que o real terá que vir a tona e elas não saberao nada da vida. Parabens

    ResponderExcluir
  16. Adorei o texto !
    concordo com cada palavra :)

    ResponderExcluir
  17. Eu tenho medo de como não a minha geração será lembrada (pq, com 22 anos nas costas, eu vivi em um "mundo" diferente do de hoje), mas tenho medo de como essa geração de adolescentes de hoje será lembrada...
    Tbm uso twitter, orkut, facebook, mas tenho uma vida fora da telinha do pc...
    Vicio em relacionamentos que só existem diante de uma tela de computador (ou celular, vai saber), musicas que nada dizem, tribos que não se suportam, mas que buscam o mesmo objetivo, cada um do seu jeito, mas ninguém se respeita...
    A popularidade do sujeito é medida em numero de seguidores, de amigos em redes sociais...
    Tá tudo muito bagunçado pro meu gosto... Ou eu estou ficando muito velha... rsrsrs...
    Laly

    ResponderExcluir